sexta-feira, 24 de julho de 2020

Batismo e Crisma


Atos dos Apóstolos 2:38-39


38.Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
39.Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar".


OS EFEITOS DO BATISMO


O batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da fé, da esperança e da caridade.


PRIMEIRA VIRTUDE: A FÉ


Cultivando a fé, acreditamos no Deus Criador, que é o Pai, no Deus Salvador, que é Jesus Cristo e no Deus Santificador, que é o Espírito Santo. Cultivando a fé, compreendemos que o Altíssimo é uno e trino e que tudo isso nos foi revelado nas Sagradas Escrituras. Cremos, então, que Deus é a verdade.


SEGUNDA VIRTUDE: A ESPERANÇA


A Esperança é a virtude que nos ajuda a desejar e a esperar tempos melhores em nossa vida aqui na terra e a ter a certeza de que conquistaremos a vida eterna, que será a nossa felicidade.


TERCEIRA VIRTUDE: A CARIDADE


A Caridade é amor. 

São palavras sinônimas.

A Caridade não é somente procurar uma moedinha no fundo da bolsa e jogá-la na latinha de quem pede. A Caridade não é somente ofertar um prato de comida a quem tem fome. 

A Caridade não é somente tirar do nosso guarda-roupa um vestido, uma blusa, um sapato ou qualquer objeto que não usamos mais e dar a quem nada tem. 

A Caridade é amor. 

É conhecer a dor da pessoa que vive perto de nós, quer seja na nossa família, na comunidade ou mais distante. Conhecer a sua dor e procurar com ela resolver o seu problema.


O Batismo é  o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si.
Este ritual de iniciação cristã é feito normalmente com água sobre o batizando, através de imersão, efusão ou aspersão. 

Ou, utilizando outras palavras do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "o rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". 


João 19, 33-35


…33.Mas quando se aproximaram de Jesus e viram que Ele já estava morto, não lhe quebraram as pernas. 34.Contudo, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e imediatamente brotou sangue e água. 35.E aquele que a isso presenciou, disso deu seu testemunho; e o seu depoimento é verdadeiro. Pois ele está consciente de que está relatando a verdade para que também vós creiais. 


…"A água simboliza o Espírito Santo que é derramado como fonte de graça para a  humanidade, e o sangue de Cristo simboliza a salvação".


Pelo batismo  fomos sepultados com CRISTO em sua morte,  para  que,  ressuscitado  dos  mortos  pela  ação gloriosa do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova" (Rm 6,3-4).


Nascer  de  novo,  nascer  do  alto,  nascer  da  água  e  do  Espírito, nascer de Deus: eis o dom sacramental do batismo cristão.


O Batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja.


Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo .


1Coríntios 6:19 NTLH

19Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.


Confirmação do Batismo ou Crisma


O batizado reafirma sua fé em Cristo, sendo ungido durante a cerimônia, fortalecendo os dons do Espírito Santo. A unção é feita pelo Bispo ou padre autorizado, com óleo abençoado na quinta-feira da Semana Santa.


A unção de Deus é a capacitação que Deus dá a todo crente para O servir. 

A unção de Deus nos santifica, purificando-nos do pecado. 

A unção é sinal de dedicação a Deus.


É um sacramento instituído para dar oportunidade a uma pessoa :


- que foi batizada por decisão alheia e que tem, perante a Igreja, compromissos assumidos por outras pessoas em seu nome diante da pia batismal, de confirmar o desejo de ser membro da família cristã dentro da Igreja Católica e de reafirmar aqueles compromissos, depois de atingir a "idade da razão".


Então, qual seria a missão do batizado?


Pelas reflexões anteriores, sabemos que a batizado irá crescendo na fé. Assim como a criança vai aprendendo a andar até que não precisa de ajuda e se firma em suas pernas e anda com seus próprios pés, assim também o batizado vai desenvolvendo a sua fé, que deve ser sempre crescente.
Não aprendemos a andar sozinhos, alguém nos ensina e nos ajuda. É por isto que o Batismo remete o cristão à Igreja, que é onde ele vai fazer crescer a sua fé.
Então ele se torna discípulo-missionário de Jesus Cristo e a sua missão, portanto, é continuar o anúncio de Reino que Cristo começou entre nós. A missão do batizado é a mesma missão com que Jesus enviou os apóstolos a todas as gentes: 


São Marcos - 16,15-16
15.E disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. 16.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."


Mateus 28,18-20
18.Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
19.Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
20.ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".


PARA MEDITAR:


1) No Batismo e no Crisma se recebe o Espírito Santo
O Espírito Santo está presente no mundo de formas misteriosas e que nem sempre compreendemos. Porém, uma pessoa recebe o Espírito Santo de uma maneira especial pela primeira vez no batismo, e é fortalecido em seus dons no Crisma.


2) Os cristãos são templos do Espírito Santo
Os cristãos tem o Espírito Santo que habita neles de uma maneira especial, e por tanto, existem graves consequências morais, como explica São Paulo:


"Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?

Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo."


Pagar o preço é necessário para se alcançar algo grandioso. Quem almeja concretizar grandes planos, precisa ter isso em mente. A graça que nos foi proporcionada custou um alto preço. Isso mesmo. Alguém teve de pagar o preço por ela.

E quem teve atitude tão nobre?

Quem assumiu essa enorme dívida? 

Certamente, não fomos nós. Não tínhamos a mínima condição para isso (Rm 3:10). Por essa razão, a humanidade carecia de um salvador que a resgatasse. Então, Cristo, com a sua morte, pagou o preço.


Este foi o preço da graça: a morte de Cristo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog