sábado, 10 de outubro de 2020

Sinal da Cruz


Abaixo, uma prece ao Espírito Santo para pedir o entendimento da mensagem que Deus quer transmitir para nós através da sua Palavra. Reze antes de ler qualquer parte da Bíblia:

Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, Amem.

Meu Senhor e meu Pai!
Envia Teu Santo Espírito para que eu
compreenda e acolha Tua Santa Palavra!
Que eu Te conheça e Te faça conhecer,
Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça
servir, Te louve e Te faça ser louvado por
todas as criaturas.
Faz, oh Pai, que, pela leitura da Palavra,
os pecadores se convertam, os justos
perseverem na Graça e todos consigamos
a vida eterna.
Amém.

Dai-nos, Senhor, mais amor a Tua Palavra.
Amém.

Fonte: Padre Reginaldo Manzotti 


Importância do sinal da cruz


Quando traçamos o sinal da cruz sobre o nosso corpo, estamos afirmando pelo menos três verdades fundamentais de nossa fé: Deus, que é Uno e Trino; a Encarnação de Jesus e Sua Morte na Cruz.

Quando dizemos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, neste momento professamos a fé na Santíssima Trindade. O sinal da cruz que fazemos, que começa na cabeça, depois desce para o estômago, logo em seguida eleva a mão para o ombro direito; depois, seguida também para o esquerdo, indica duas realidades. A primeira: quando fazemos o gesto, a começar na cabeça e descendo ao estômago, estamos declarando nossa fé na Encarnação de Jesus por meio do ventre de Maria Santíssima. Segunda: este mesmo sinal, se você observar, é feito em forma de cruz no nosso corpo, “assinala a marca de Cristo naquele que vai lhe pertencer e significa a graça da redenção que Cristo nos proporcionou por sua cruz”. (Catecismo, n.1235).

O que diz o Catecismo da Igreja Católica?

Diz ainda o Catecismo da Igreja Católica que, “quando o cristão começa seu dia, suas orações e suas ações com o sinal da cruz – “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”, ele dedica a jornada à glória de Deus e invoca a graça do Salvador, que lhe possibilita agir no Espírito como filho do Pai. O sinal da cruz nos fortifica nas tentações e nas dificuldades”. (Catecismo, n. 2157).

Existem ainda aqueles significados populares: a cruz na testa é para Deus nos livrar de todos os maus pensamentos. Na boca, é para nos livrar das más palavras. No peito, para Deus nos livrar das más ações. Todos esses significados têm sua validade, desde que compreendido dentro de seu contexto.

Professor Felipe Aquino, no livro sobre os sacramentos, apresenta o significado litúrgico do sinal da cruz. 

"A cruz na testa lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido; 

a cruz nos lábios lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão); 

e a cruz no peito, à altura do coração, indica-nos que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado por todos os que acreditam na ressurreição de Cristo." 


Todos  somos filhos de Deus?

A Bíblia diz que todos somos criados por Deus e amados por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. Jesus é o único filho de Deus. Somente através de Jesus podemos receber a adoção como filhos de Deus.

A Bíblia diz que Deus tem um único filho: Jesus 

(João 3:16)
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. 

Ele é a revelação de Deus em forma humana, a expressão exata de quem Deus é. Assim como o filho reflete seu pai que o gerou, Jesus reflete a glória de Deus, mas de forma perfeita.

(Hebreus 1:3)
O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso.

De certa forma, todos nós refletimos um pouco da glória de Deus, porque todos fomos criados por Ele, à Sua imagem e semelhança. Mas isso não nos torna filhos de Deus. O pecado nos separa de Deus, não nos deixando pertencer à Sua família. Na verdade, a Bíblia diz que quem vive debaixo do pecado é filho do diabo, porque pertence ao diabo e faz o que o diabo quer!

(João 8:43-44)
Por que é que vocês não entendem o que eu digo? É porque não querem ouvir a minha mensagem. Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.


(1 João 3:8)
Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito.


(Rm 5,19)
‘Pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores'

(Rm 5,12)
‘Como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram…'

(Rm 5,18)
‘Assim como da falta de um só resultou a condenação de todos os homens, do mesmo modo, da obra de justiça de um só (a de Cristo), resultou para todos os homens justificação que traz a vida'

CATECISMO DA IGREJA CATOLICA

402. Todos os homens estão implicados no pecado de Adão. O gênero humano inteiro é, em Adão, ‘como um só corpo de um só homem’.

404. Como é que o pecado de Adão se tornou o pecado de todos os seus descendentes? Todo o género humano é, em Adão, «como um só corpo dum único homem» (294). Em virtude desta «unidade do género humano», todos os homens estão implicados no pecado de Adão, do mesmo modo que todos estão implicados na justificação de Cristo. Todavia, a transmissão do pecado original é um mistério que nós não podemos compreender plenamente. Mas sabemos, pela Revelação, que Adão tinha recebido a santidade e a justiça originais, não só para si, mas para toda a natureza humana; consentindo na tentação, Adão e Eva cometeram um pecado pessoal, mas este pecado afecta a natureza humana que eles vão transmitir num estado decaído (inferior). É um pecado que vai ser transmitido a toda a humanidade por propagação, quer dizer, pela transmissão duma natureza humana privada da santidade e justiça originais. E é por isso que o pecado original se chama «pecado» por analogia: é um pecado «contraído» e não «cometido»; um estado, não um acto.


(Romanos 8:22)
Agora vivemos em um mundo caído, e toda a criação "geme" sob as consequências de nosso pecado.


Viver em um mundo caído significa que lutamos diariamente contra o pecado. Nós experimentamos mágoa e dor. Testemunhamos desastres naturais e perdas impressionantes. Injustiça, desumanidade e falsidade parecem prevalecer. Discórdia e problemas são comuns. Nada disso era o plano original de Deus para a humanidade. 



SACRAMENTO DO BATISMO

Jesus veio para “tirar o pecado do mundo”  e recolocar o homem em comunhão com Deus.

(Jo 1,29-34)
No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia’! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: «Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!».

«Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus»

S. João Baptista dá testemunho do Batismo de Jesus.


Ser batizado ou não, faz diferença?

Galatas 3:26-27

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.


É através do Batismo que participamos da Redenção que Jesus nos conquistou com o Seu precioso sangue. Tanto assim, que Ele disse aos Apóstolos, pouco antes de sua Ascensão ao Céu: 

(Marcos 16:16)
“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” .


O Papa Francisco recordava que:

«o Batismo é o sacramento no qual se alicerça a nossa própria fé, que nos enxerta como membros vivos em Cristo, na sua Igreja»; e acrescentava:

«Não é uma formalidade. É um ato que toca profundamente na nossa existência. Uma criança batizada ou uma criança não batizada, não são a mesma coisa. Não é o mesmo uma pessoa estar batizada ou uma pessoa não estar batizada. Nós com o batismo, somos mergulhados nessa fonte inesgotável de vida que é a morte de Jesus, o maior ato de amor de toda a história; e graças a este amor, podemos viver uma vida nova, não já dependentes do mal, do pecado e da morte, mas na comunhão com Deus e com os irmãos».

Acabamos de ouvir os dois efeitos principais do Batismo ensinados no Catecismo da Igreja Católica (n. 1262-1266):

1º «Eis aqui o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo» (Jn 11,29). Uma consequência do Batismo é a purificação dos pecados, ou seja, todos os pecados são perdoados, tanto o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como as penas do pecado.

2º «Descida do Espírito Santo», «batiza com o Espírito Santo» (Jn 1,34): o batismo torna-nos “uma nova criação”, filhos adotivos de Deus e partícipes da natureza divina, membros de Cristo, corredentores com Ele e templos do Espírito Santo.

A Santíssima Trindade —Pai, Filho e Espírito Santo— dá-nos a graça santificante, que nos torna capazes de acreditar em Deus, de esperar n´Ele e de O amar; de viver e de obrar sob a inspiração do Espírito Santo mediante os seus dons; de acreditar no bem através das virtudes morais.

Supliquemos, como nos exorta o Papa Francisco, «despertar a memoria do nosso Batismo», «viver cada dia o nosso Batismo, como uma realidade atual na nossa existência».


Ele fez isso pela sua Paixão e Morte na Cruz, e deixou a Igreja e os Sacramentos para que esta salvação chegue a cada pessoa.


 Palavras do Professor Felipe Aquino 


O Batismo é exatamente este primeiro sacramento que nos faz “membros do Corpo de Cristo” (conf. I Coríntios 12, 27) e participantes de Seus méritos. Assim, ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença!

Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve logo ser batizada.

De todos os meus diplomas, nem mesmo o doutorado tem este valor; a Certidão de Batismo é o mais importante!



Guiados pelo Espírito Santo


Nosso corpo - templo do Espírito Santo

1Coríntios 6:19
Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.


Como você cuida do seu corpo?

Com qual propósito?

Ainda, há pessoas que cuidam bem do físico, de estar magro, estar definido, ter cabelos lindos... mas o que faz com o corpo?

Pessoas que se prostituem, usam drogas, usam o corpo como amostra...

Há quem diga não tem problema, pois consideram o corpo como propriedade exclusiva, não levam em conta o Criador que lhes concedeu este e não cuidam.

A Bíblia diz que um dos cuidados que devemos ter, é com nosso corpo, a forma como o utilizamos, o que bebemos, o que comemos, o que usamos... não só como o usamos, mas quem deixamos se "utilizar" dele.


Será que temos realmente essa consciência?

Temos tido cuidado?

Talvez você nunca tenha pensado que o seu corpo é habitação de Deus, e até agora o tenha utilizado de forma inconveniente.

Nós devemos zelar pela habitação que Deus nos deu ( nossa casa ). Se cuidamos tanto das coisas materiais que temos, porque desprezar o cuidado para com o bem mais precioso que temos recebido diretamente das mãos de dEle? ( nosso corpo ).

Devemos saber nos alimentar, nos vestir (isso importa também!), o que usar e colocar nele. Pensar que cada coisa que fazemos através do corpo será sim levado em consideração por Cristo. E se ninguém gosta de colocar qualquer coisa na sua própria casa, porque o fazemos na habitação dEle que é o nosso corpo?

Você pode até pensar agora "problema é meu".


Mas digo a você:

Antes de fazer qualquer coisa com seu corpo, imagine se Deus vai aprovar.

O seu corpo é uma benção! Ele é a habitação do Senhor! Não o use indevidamente...


A Criação do homem e mulher

Gênesis 2:7
Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.


Gênesis 2:21-23
Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem:

"Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!

Ela será chamada mulher,

porque do homem foi tirada".




Os Dons do Espírito Santo

As virtudes infusas

a) teologais (fé, esperança, caridade): virtudes que nos põem em contato imediato com Deus;

b) morais (prudência, justiça, temperança, fortaleza): virtudes que orientam o comportamento do cristão frente aos valores deste mundo;


Sao forças, ajudas sobrenaturais, que Deus sopra em nossas almas para nos ajudar a bem agir. Estas forças espirituais aperfeiçoam as nossas forças naturais, dando à nossa ação um valor novo, tirado da graça divina.

As virtudes aperfeiçoam nossas ações nos dando forças para agir melhor.

As virtudes nos ajudam a andar, passo a passo, no caminho da perfeição.


E os Dons?

Os Dons do Espírito Santo também são infusos na nossa alma por Deus e nela residem habitualmente, para nos tornar dóceis à ação de Deus em nós, pela qual Ele nos leva à perfeição.

Os dons do Espírito Santo realizam uma união íntima de Caridade que nos leva direto ao bem. É Deus nos empurrando para agir bem. Essa ação divina em nós é infalível e irresistível. Só poderemos perde-la se a recusarmos, o que seria um pecado mortal.


Os Dons trazem imediatamente a perfeição para dentro de nós.


É fundamental entender que o Espírito Santo é Deus.

Acreditamos em um único Deus, constituído por três Pessoas divinas.

Não é fácil entender que um único Deus possa ser três Pessoas divinas. Obviamente, Deus não é uma criatura como nós, e por isso nunca poderemos compreender a plenitude do seu ser. De qualquer maneira, Ele nos revelou que, sendo um único Deus, também é um Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo.


Você já viu um trevo?

São Patrício usava o exemplo do trevo para falar da Trindade: como uma só planta tem três folhas, da mesma maneira, existe um único Deus, mas com três Pessoas.

Este exemplo é útil também para aprender mais sobre a Trindade. Sabemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos Deus, mas que o Pai é diferente do Filho, que, por sua vez, é diferente do Espírito Santo.

Ele é o amor que existe entre o Pai e o Filho.

Pense nos seus pais. Sua mãe ama seu pai, e seu pai ama sua mãe. Desse amor derivam muitas coisas grandes, incluindo você!



Os 7 dons que o Espírito Santo nos oferece são:

ciência, sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.

Quando recebemos o sacramento da Confirmação, somos abençoados pelo Espírito Santo de maneira especial, somos fortalecidos pelo Espírito Santo, para nos convertermos em cristãos fortes e perfeitos, e soldados de Jesus"

Portanto, o Espírito Santo foi enviado a nós por Deus Pai e Deus Filho para estar conosco enquanto buscamos praticar as virtudes e resistir às tentações.

Podemos contar com Ele para receber os dons espirituais de que precisamos para perseverar, e podemos rezar-lhe muitas vezes ao dia, dizendo simplesmente: "Vinde, Espírito Santo!".

O amor de Deus é a maior força que existe. Ele é incomparável, ilimitado e pode quebrar qualquer barreira. Esse amor tem o poder de transformar qualquer situação, de mudar até o coração mais endurecido.

Foi o amor de Deus que originou o plano da salvação, e sem esse amor Jesus nunca teria morrido na cruz para nos resgatar do poder do pecado e da morte.

Sejamos gratos todos os dias e louvemos a Deus pelo Seu sublime amor!

(João 3:16)
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. 



Para quem esta em duvida, abaixo um resumo:

DONS DO ESPIRITO SANTO, entenda o que é um DOM EFUSO e DOM INFUSO

"Atos dos Apóstolos, 2
1.Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reu­nidos no mesmo lugar.* 2.De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3.Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4.Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."



DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO


O Espírito Santo nos foi dado para que nos tornemos santos, e para que assim se cumpram perfeitamente em cada um de nós os desígnios amorosos que o Pai tem preparado para nós desde toda a eternidade. Sem ele não podemos nada, com ele podemos tudo. Os dons do Espírito Santo são dádivas que Ele nos dá para a nossa santificação pessoal (Is 11, 1-2) e para o serviço aos irmãos (1Cor 12, 8-10). Para a santificação pessoal precisamos nos abrir aos DONS INFUSOS. Pelo batismo, tornamos-nos filhos de Deus, passamos a ser membros de Sua família, a Igreja. Apagam-se em nós o pecado original e o pecado atual, se o tivermos; recebemos o Espírito Santo que nos infunde as virtudes sobrenaturais e os dons de santificação. Os dons de SANTIFICAÇÃO são dádivas e requer de nossa parte docilidade, nos leva à santidade.

DONS INFUSOS - 7(sete) dons

Os Dons Infusos ou de santificação são instrumentos poderosos de Deus para a construção da santidade em nossas vidas.

-Ao sermos batizados, somos capazes de fazer o uso desses dons;

1) TEMOR DE DEUS

-A alma afasta com todas as forças tudo o que pode desagradar a Deus;


2) DOM DE PIEDADE

-Amor filial para com Deus, adorando-O com amor sobrenatural e santo fervor; além de um amor verdadeiro com os irmãos e para com as coisas divinas;


3) DOM DA FORTALEZA

-Este dom imprime na alma uma força que pode suportar com paciência e alegria, sem murmuração, por amor a Deus, as maiores dificuldades e tribulações;


4) DOM DA PRUDÊNCIA OU CONSELHO

-Dom de governar para aqueles a quem o Senhor instituiu autoridade;

-Permite à alma o reto discernimento e santas atitudes em determinadas circunstâncias;


5) DOM DA SABEDORIA

-Nos permite entender e experimentar as coisas divinas, para saber julgá-las retamente;


6) DOM DA CIÊNCIA

-Nos torna capazes de aperfeiçoar a inteligência, usando-a para o bem;


7) DOM DO ENTENDIMENTO

-Torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais;


Dons Efusos: - 9(nove) dons


Os Dons Efusos do Espírito Santo são dons extraordinários dados pelo Espírito aos batizados, são também conhecidos como dons de serviço pois servem para a evangelização e o pastoreio da Igreja.

-Também recebemos esses dons no batismo, porém, somente após uma vida de oração, o desejo de servir aos irmãos como Jesus, perseverança, assiduidade na meditação da Palavra de Deus, é que eles são “despertados” em nós;

1) DOM DE LÍNGUAS:

-O próprio Espírito Santo que habita em nós, ora em nós e por nós, vem nos capacitar a orar de forma divina;

-Porta para todos os outros dons efusos;


2) DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS

-O Espírito Santo concede que se compreenda o que está sendo dito em línguas, esta compreensão se dá com o coração


3) DOM DE PROFECIA

-Esse dom pode se manifestar através de uma palavra, de um sentimento, em línguas, que requeira a interpretação, de um canto, de uma visão, e com entendimento espiritual;

-É uma mensagem direta de Deus para os que estão presente na assembleia, sempre é proferida em 1° pessoa;


4) DOM DE CIÊNCIA

-Dom que permite que o homem entenda as coisas na maneira que Deus entende, faz com que ele penetre na raiz de cada acontecimento;


5) DOM DA SABEDORIA

-Inspira o homem a saber como deve ser seu comportamento, em cada situação, em cada vez que tiver que resolver um problema;


6) DOM DA FÉ

-Uma graça que nos dá certeza de que Deus agirá, de que seu poder irá intervir em alguma situação da vida do homem;


7) DOM DOS MILAGRES

-Intervenção clara, sensível e visível de Deus no decurso normal dos acontecimentos, por exemplo: cura de uma doença terminal, fenômenos extraordinários da natureza, etc;

-É algo considerado impossível para a ciência humana;


8) DOM DE CURA

a) Cura do corpo (física):

-Ao contrário do milagre, é uma enfermidade que pode ser tratada pela medicina;

b) Cura do Espírito/Alma:

-Cura anterior (falsas doutrinas, pecados, etc.)


9) DOM DO DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS

-Este dom nos leva a distinguir a voz de Deus das outras vozes, que tentam nos confundir;

-Este dom evita que sejamos levados pelas tentações do inimigo, pois assim, ficamos livres para fazer a vontade de Deus.


O Es­pí­ri­to San­to pos­sui to­dos es­tes dons, e se pe­dir­mos Ele nos da­rá… Ele quer agir so­bre nós, mas pre­ci­sa­mos ser dig­nos de re­ce­ber aqui­lo que pe­di­mos.



Pratique a oração 

Sabemos que não podemos ser bons em algo sem o praticarmos. 

Os levantadores de peso não conseguem levantar peças muito pesadas de cara. 

Começam com pesos pequenos e vão aumentando pouco a pouco. 

Nossa vida de oração é igual.

Precisamos rezar cada vez melhor: 
A nossa vida de oração não pode ser a mesma agora do que quando éramos crianças!
A nossa vida de oração tem que ser melhor hoje do que há um ano. 
E só podemos fazê-lo se rezarmos com frequência. 
A melhor coisa é marcar um tempo de oração todos os dias, como um encontro com nosso Senhor.

Não se atrase para esse encontro!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog