terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A Biblia Católica Apostolica Romana


O Livro da Palavra de Deus. 

“TODA A BÍBLIA É INSPIRADA POR DEUS. “A BÍBLIA SERVE PARA ENSINAR O QUE É VERDADEIRO, PARA CORRIGIR E PARA EDUCAR NA JUSTIÇA” (2Tm 3,16)


As Duas Fontes da Revelação Divina

- A Tradição divina é a fonte Primária da Revelação, Moisés falava para o povo, depois eles falavam para seus filhos e assim por diante. Tudo era somente contado e passado de geração em geração. Tradição = algo transmitido por Deus.

- A Sagrada Escritura ou Bíblia é a fonte secundária da Revelação. As histórias que antes eram contadas, passaram a ser escritas.

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4).

Testamento = Aliança, compromisso
Antigo Testamento = aliança de Deus com o povo judeu 
Novo Testamento =Aliança de Deus com a humanidade

O que é a Bíblia? 

Definição do Concilio Vaticano II: "A Bíblia é o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espirito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram entregues à Igreja".

TESTAMENTO (novo ou antigo)
: é a tradução da palavra hebraica "berite" que significa a aliança de Deus com o povo por Moisés. Na tradução dos 70 a palavra "berite" foi traduzida por "diatheke", que em grego quer dizer aliança, contrato, testamento. OBS: A 'tradução dos 70' é uma das versões mais antigas da Bíblia. Segundo a tradição, este trabalho teria sido realizado por 70 sábios da antiguidade. 

Quais as partes que compõem a Bíblia? 


A Bíblia se divide em duas partes principais: 

O Antigo Testamento e o Novo Testamento. 

O Antigo refere-se ao período anterior a Jesus Cristo e o Novo se refere ao período cristão. Cada uma destas partes se compõe de diversos 'livros', escritos em épocas históricas diferentes. 

A seguir, a relação dos livros com uma breve referência ao conteúdo deles. 

LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO (46 livros )
  • Pentateuco (cinco primeiros livros: Gênesis, Êxodo, Levitico, Números,                Deuteronômio) 
  • Josué (narra a entrada do povo de Deus na Palestina)
  • Juizes (narra a conquista da  Palestina) 
  • I e II de Samuel (relatos da época de Saul e Davi, continuação da conquista)
  • I e II dos Reis (relatos sobre Salomão e seus sucessores)
  • I e II das Crônicas (continuação dos relatos sobre os outros Reis) 
  • I e II dos Macabeus (continuação do período dos Reis) 
  • Livro de Rute (faz alusão ao universalismo. Noemi era pagã e se inseriu no povo de Deus). 
  • Livro de Tobias, Livro de Judite, Livro de Ester (pertencem ao gênero de contos.  São livros do tempo do exílio, quando se apresentavam exemplos de abnegação ao  povo oprimido, convidando-os a suportar o sofrimento). 
  • Livro de Isaías (cap.l a 39 são do próprio escritor; cap. 40 a 55 são de discípulos;  cap.56 a 66 são de outros escritores posteriores)
  • Livro de Jeremias (ditado por este a Baruc, seu secretário)
  • Livro de Ezequiel (um dos profetas maiores) 
  • Livro de Daniel (tem um conteúdo apocalíptico ) 
  • Livro de Jó (do gênero conto, procura demonstrar que não só os bons são felizes.  Tem por objetivo combater uma idéia comum de que só os ricos eram os abençoados por Deus). 
  • Livros Sapienciais (Eclesiastes ou Qohelet; Eclesiástico ou Siráside; Provérbios,  Sabedoria e Cântico dos Cânticos). São reflexões de cunho acentuadamente humanístico, aproveitamento do saber oriental. 
  • Livro dos Salmos (coleção de cantos litúrgicos). 
  • Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias (chamados menores não com relação à sua  importância, mas ao tamanho de seus escritos).

LIVROS DO NOVO TESTAMENTO ( 27 LIVROS )
  • Evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas -têm muitas semelhanças entre si )
  • Evangelho de João (maior desenvolvimento teórico, influência filosófica de época) 
  • Atos dos Apóstolos (narram a missão dos apóstolos após a Ressurreição de Cristo) 
  • Epístolas de Paulo (historicamente, os primeiros escritos do Novo Testamento) 
  • Epístolas Católicas (Pedro, Tiago, Judas): dirigidas a todos os fiéis, por isso,      universais. 
  • Apocalipse (escrito por João, na base de códigos, símbolos).  

A Bíblia é a Palavra de Deus porque através da Bíblia Deus fala às pessoas, às comunidades cristãs. A Bíblia também é chamada por Palavra de Deus, Sagrada Escritura , Livro Sagrado ou Divina Revelação. Deus fala também pelos acontecimentos de cada dia. 
A Bíblia fala da História do Povo que foi escolhido por Deus e nos ajuda a viver conforme seu desejo. É o livro mais vendido e lido do mundo inteiro. 
Bíblia vem da  palavra grega biblion que significa “livro”, “Biblioteca” ou “Coleção de Livros”. 
Ela se divide em duas partes: 
Antigo Testamento , que vai do começo da humanidade (Criação) até a vinda de Jesus Cristo. Contém 46 livros que tratam da história da humanidade e da doutrina do Povo de Deus. Novo Testamento , contém 27 livros que narram a vida e os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos e a história dos primeiros 60 anos da Igreja. 

Ao todo são 73 livros, divididos em capítulos (número impresso grande) e versículos (números pequenos no meio das frases). Cada livro da Bíblia está divido em capítulos e cada capítulo em versículos. Assim sendo as citações da Bíblia são apresentadas da seguinte maneira: Título do Livro , seguido do Capítulo e do ou dos Versículos. As citações bíblicas são indicadas de forma abreviada Ex.: I Cor 4,6-13 significa primeira carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 4 , versículos de 6 a 13.


COMO LER A BÍBLIA 

Antes de lermos a Bíblia devemos pedir a unção do Espírito Santo a fim de que Ele nos ilumine para que possamos compreender e vivenciar a Palavra.

UNÇÃO ESPIRITUAL. 

É a capacitação dada por Deus a alguma pessoa, credenciando-a para cumprir uma missão específica, especial, dentro de propósitos divinos.

Devemos ler a Bíblia com respeito , humildade e prudência.

Oração antes de ler a Bíblia.

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém. 


LÍNGUA E TRADUÇÃO 

Hebraico para quase todo o Antigo Testamento.
Grego para quase todo o Novo Testamento. 

A primeira tradução da Bíblia chama-se Vulgata , feita por São Jerônimo a pedido do Papa Damaso. Atualmente a Bíblia é traduzida em todas as línguas , portanto é o livro mais conhecido, mais lido e mais meditado do mundo.

INSPIRAÇÃO 

Todos os livros da Bíblia foram inspirados por Deus , que inspirava
Somente o que Ele queria que fosse escrito, uma vez que inspiração é: 

Uma força sobrenatural sobre o autor humano para escrever tudo o que Deus quer. 

UNIDADE DA BÍBLIA

Apesar de diversos livros, de diferentes autores e da distância de tempo entre eles há uma unidade na Bíblia.
No Antigo Testamento é anunciado o Messias, o Filho de Deus que tem a missão de salvar a humanidade. 
No Novo Testamento é narrada a história e a doutrina do Salvador e de sua Igreja.

 "Por que devemos ler/estudar a Bíblia?"

Colocando de forma simples, devemos ler e estudar a Bíblia porque é a palavra de Deus a nós. II Timóteo 3:16-(segunda epistola de S.PAULO apostolo a TIMOTEO)  afirma que a Bíblia é “divinamente inspirada”. Em outras palavras, é a Palavra de Deus a nós. 
Há tantas perguntas feitas por filósofos e pessoas, e que Deus responde a nós nas Escrituras:
Qual o propósito da vida?
De onde venho? 
Há vida após a morte? 
O que acontece após a morte? 
Como posso chegar ao céu?
Por que o mundo está cheio do mal? 
Por que luto tanto para fazer o que é certo?

Além dessas “grandes” perguntas, a Bíblia dá muitos conselhos práticos em áreas como:

O que devo procurar em um cônjuge?
Como posso ter um casamento bem sucedido?
Como posso ser um bom amigo? 
Como posso ser um bom pai ou uma boa mãe?
O que é o sucesso e como consegui-lo?
Como posso mudar?
O que realmente importa na vida?
Como posso viver de modo a não olhar pra trás e me arrepender?
Como posso agradar a Deus?
Como posso obter perdão?
Como posso lidar com as circunstâncias injustas e acontecimentos ruins na vida de forma vitoriosa?

Devemos ler e estudar a Bíblia porque ela é totalmente confiável, sem erro. 

A Bíblia é única entre tantos livros chamados “sagrados”, pois não dá simplesmente ensinamentos morais dizendo: “confie em mim”. Ao contrário, nos dá a capacidade de testá-la verificando as centenas de detalhadas profecias que faz, verificando os registros históricos que faz, e checando os fatos científicos que relata. Aqueles que dizem que a Bíblia tem erros têm seus ouvidos cerrados à verdade. Uma vez Jesus perguntou o que era mais fácil dizer: “Seus pecados estão perdoados” ou “Levante, pegue sua cama e ande.” Então Ele provou que Ele tinha a capacidade de perdoar pecados (algo que não podemos ver com nossos olhos) curando o paralítico (algo que os que se achavam ao redor podiam verificar com seus próprios olhos). Da mesma forma, a nós é dada a certeza de que a Palavra de Deus é verdadeira quando discute áreas espirituais que não podemos verificar com nossos sentidos, mostrando-se verdadeira naquelas áreas que podemos (exatidão histórica, científica e profética).

Devemos ler e estudar a Bíblia porque Deus não muda e porque a natureza humana não muda: a Bíblia é tão relevante para nós quanto o era quando foi escrita. Enquanto a tecnologia se transforma ao nosso redor, os desejos e natureza da humanidade não mudam. Você achará, ao ler as páginas da história bíblica, que, falando de relações pessoais ou sociedades, “não há nada novo debaixo do sol”. E enquanto a humanidade, como um todo, continua a buscar amor e satisfação em todos os lugares errados, Deus, nosso bom e amoroso Criador, nos diz que nos trará alegria DURADOURA. Sua Palavra revelada, as Escrituras, são tão importantes que delas disse Jesus: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Em outras palavras, se você quer viver a vida em seu máximo potencial, como foi a intenção de Deus, ouça e considere a palavra escrita de Deus... isto é mais importante do que comer!

Devemos ler e estudar a Bíblia porque há tantos ensinamentos falsos ao nosso redor, mas a Bíblia nos dá um padrão de medida pelo qual podemos diferenciar a verdade do engano. Ela nos diz como é Deus. Ter uma impressão errada de Deus é adorar a um “ídolo” ou “falso deus”, pois assim estamos adorando algo que não é Ele! A Bíblia nos diz como alguém verdadeiramente chega ao céu... e não é por ser bom ou batizado, ou por nada mais que POSSAMOS FAZER (João 14:6; ; Efésios 2:1-10; Isaías 53:6; Romanos 3:10 em diante, 5:8; 6:23; 10:9-13). Neste pensamento, a Palavra de Deus nos mostra o quanto Deus nos ama (Romanos 5:6-8; Isaías 53:1 em diante.), e é aprendendo isto que somos levados a amá-Lo também (I João 4:19).

A Bíblia vai equipar você para servir a Deus (II Timóteo 3:17; Efésios 6:17; Hebreus 4:12). Ela ajudará você a saber como ser salvo de seu pecado e sua conseqüência básica (II Timóteo 3:15). Obedecer e meditar na Bíblia trará sucesso em sua vida (Josué 1:8; Tiago 1:25). A Palavra de Deus ajudará a você a ver o pecado em sua vida e a livrar-se dele (Salmos 119:9-11). Ela guiará você em sua vida, fazendo com que se torne mais sábio do que mestres (Salmos 32:8; 119-99; Provérbios 1:6). A Bíblia ajudará você a não perder anos de sua vida em coisas que não duram e não importam (Mateus 7:24-27).

Ler e estudar a Bíblia vai ajudar você a ver além da “isca” atrativa, enxergando o doloroso “anzol” nas tentações cheias de pecado,
para que você aprenda com os erros dos outros ao invés de cometê-los você mesmo. A experiência é um grande mestre, mas quando se trata de aprender do pecado, é um mestre terrivelmente duro. É muito melhor aprender pelo erro dos outros. Há tantos personagens da Bíblia para termos como exemplo e aprender, tanto modelos positivos quanto negativos, ambos muitas vezes vindo da vida da mesma pessoa em diferentes momentos. Por exemplo, Davi, ao derrotar o Gigante Golias, nos ensina que Deus é maior que tudo aquilo que nos pede para enfrentar (I Samuel 17). Davi, ao ceder à tentação de cometer adultério com Bate-Seba, revela quão duradouras e terríveis podem ser as conseqüências de “momentos de prazer” (II Samuel 11 em diante). Conhecer a Bíblia nos dá uma real esperança e paz quando tudo ao nosso redor parece estar se desmoronando (Romanos 15:4; Salmos 112:7; Habacuque 3:17-19).

A Bíblia é um livro que não se destina a uma mera leitura. É um livro para se estudar, para que possa ser APLICADO, VIVIDO …DIARIAMENTE. Do contrário, é como engolir a comida sem mastigar, e depois colocá-la pra fora novamente... não se ganha valor nutricional assim. A Bíblia é a Palavra de Deus. Como tal, é tão coesa quanto as leis da natureza. Você pode ignorá-la, mas o fará para seu próprio sofrimento, como seria se ignorasse a lei da gravidade. Não se consegue enfatizar de forma suficiente o quanto a Bíblia é importante em nossas vidas. Estudar a Bíblia pode ser comparado a procurar por ouro. Se você fizer pouco esforço e simplesmente “procurar entre as pedras do rio” você apenas encontrará pó de ouro. Mas, quanto mais você se esforçar para “cavar o ouro”, mais recompensa obterá por seus esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog