terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Os 12 Apostolos de Jesus



JESUS CHAMA OS SEUS PRIMEIROS DISCÍPULOS 

Naquele tempo, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: 

"Eis o Cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado do mundo! Vi o Espírito descer do céu em forma de pomba e repousar sobre Ele. Eu não o conhecia, mas o que me mandou batizar em água disse-me: 
'Aquele sobre quem vires descer e repousar o Espírito é o que batiza no Espírito Santo'.
Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus". 

Dois discípulos de João ouviram-no dizer de Jesus: 
"eis o Cordeiro de Deus".
E logo resolveram segui-lo.
Jesus voltou-se para eles e perguntou: 
"O que vós buscais?". 
Eles disseram-lhe: 
"Mestre, onde moras?". 
Jesus respondeu: 
"Vinde e vede". 
Foram e ficaram com ele durante todo aquele dia. Esses dois discípulos chamavam-se André e João. 

André encontrou seu irmão Simão e disse-lhe: 
"Encontramos o Messias, que é o Cristo".
 E levou-o a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: 
"Tu és Simão, filho de Jonas; hás de chamar-te Cefas" que quer dizer Pedro (isto é, rochedo). 
No dia seguinte, Jesus encontrou Filipe e disse-lhe: 
"Segue-me". 
Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: 
"Encontramos aquele que foi anunciado por Moisés e pelos profetas, Jesus de Nazaré, filho de José". 
Natanael respondeu-lhe: 
"Acaso poderá sair coisa boa de Nazaré?".
 Filipe disse-lhe: 
"Venha ver". 
Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: 
"Cá está um verdadeiro israelita que não engana ninguém". 
Natanael perguntou-lhe: 
"De onde me conheces?". 
Jesus respondeu: 
"Antes de Filipe te chamar, eu já tinha te visto debaixo da figueira". 
Natanael disse-lhe: 
"Mestre, vós sois o Filho de Deus! Vós sois o Rei de Israel!".

OS DISCÍPULOS SEGUEM A JESUS 

Jesus estava à beira do lago de Genesaré, entrou no barco de Simão Pedro e começou a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: 
"Entre mar adentro e joga as redes para pescar". 
Simão respondeu: 
"Mestre, trabalhamos a noite toda e não apanhamos nada. Mas em atenção à tua palavra, vamos lançar as redes".
 Assim fizeram e apanharam tanto peixe que a rede quase arrebentou. Acenaram aos companheiros que estavam na outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e as duas barcas ficaram tão cheias de peixes que por pouco não afundaram. 
Vendo isto, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse: 
"Senhor, afastai-vos de mim, que sou um homem pecador". 
Jesus disse-lhe: 
"Não temais. De agora em diante serás pescador de homens". 
Levaram as barcas para terra e deixaram tudo para seguir a Jesus. 

Por que existem diferenças em alguns dos nomes dos 12 apóstolos?

Muitas pessoas acabam se confundindo pelo fato dos nomes dos 12 apóstolos aparecem com algumas variações nos textos bíblicos, ou seja, um mesmo apóstolo é designado por dois nomes diferentes. Isso acontece porque naquela época era comum que uma pessoa adotasse, ou mesmo tivesse, dois nomes diferentes.

Na maioria das vezes isto estava relacionado ao ambiente histórico da época, onde o Império Romano dominava toda a aquela região. Além disso, a influência do idioma grego, como o mais falado naquela ocasião, era muito grande.

Assim, alguns judeus tinham seus nomes hebraicos ou aramaicos, mas também adotavam nomes latinos ou gregos, e é por isso que alguns dos doze apóstolos de Jesus são mencionados com nomes diferentes em algumas passagens bíblicas.

Especialmente com relação aos 12 apóstolos, destacam-se os casos de Simão, Judas, Mateus e Bartolomeu. A seguir, entenderemos melhor essa questão numa breve apresentação dos doze apóstolos.

Simão, chamado Pedro

Simão é chamado de Pedro por Jesus, mas aparece na narrativa bíblica tanto como Simeão, seu nome hebraico, Simão (forma grega de Simeão), e até Cefas, forma aramaica de Pedro. Ele era pescador de profissão e foi um dos principais discípulos de Jesus.

André

Era um galileu de Betsaida, e irmão de Simão Pedro. André também era pescador, e antes de seguir ao Senhor Jesus ele já havia sido discípulo de João Batista. Como no nome “André” é de origem grega, acredita-se que ele também possuía outro nome hebraico que não foi mencionado na Bíblia.

Tiago, filho de Zebedeu, e Tiago, filho de Alfeu

Tiago, filho de Zebedeu, também era um pescador antes de se tornar discípulo do Senhor Jesus. Ele era irmão de João, e sempre aparece como sendo um dos discípulos mais próximos de Jesus.

Pouco se sabe sobre o Tiago, filho de Alfeu. Ele também é chamado de “Tiago, o menor”. Essa designação tanto pode ser um indicativo de sua estatura quanto de sua idade. Se a última hipótese estiver correta, então ele era mais novo que o outro apóstolo homônino.

João

Era irmão de Tiago, filho de Zebedeu. Provavelmente ele era o irmão mais novo, visto que Tiago sempre é mencionado primeiro. Ele é conhecido por ser o discípulo amado, ou seja, aquele que era o mais próximo do Senhor Jesus.

Filipe

Era natural de Betsaida da Galileia (João 1:44). Ele foi escolhido como um dos doze apóstolos logo após Jesus ter chamado Pedro e André. Muita gente confunde o apóstolo Filipe com o evangelista Filipe do livro de Atos dos Apóstolos.

Bartolomeu

Bartolomeu é outro discípulo que também é mencionado na narrativa bíblica por dois nomes diferentes. É amplamente aceito que ele é o Natanael que aparece no Evangelho de João, e que foi conduzido a Jesus por Filipe.

Tomé

Esse discípulo ficou conhecido por ser aquele que demonstrou incredulidade diante da notícia da ressurreição do Senhor Jesus. Além do nome “Tomé”, ele também é chamado de “Dídimo”, forma grega do nome Tomé que possui origem aramaica.

Mateus

Mateus é outro discípulo que aparece em duas passagens bíblicas com um nome diferente, sendo designado como “Levi” (Marcos 2:14; Lucas 5:27). Ele era um publicano, isto é, trabalhava cobrando impostos em favor do Império Romano.

Tadeu

Judas é chamado por Marcos de “Tadeu”, enquanto Lucas e João o chamam de Judas. João, por exemplo, faz questão de distingui-lo do outro Judas, o Isacariotes (João 14:22). Essa duplicidade de nomes fez com que ele ficasse conhecido entre os cristãos como “Judas Tadeu”.

Simão, o zelote

Simão, o zelote, também é chamado de “Simão, o nacionalista” ou “o cananeu”. Essas designações provavelmente indicam que ele havia pertencido aos Zelotes, um grupo que lutava contra o domínio do Império Romano sobre Judá.

Judas Iscariotes

Dos 12 apóstolos de Jesus, esse foi aquele que o traiu. Judas era filho de um homem chamado Simão e provavelmente a designação “Iscariotes” seja uma indicação de sua terra natal, Quiriote. Ele também é chamado nos Evangelhos de “o traidor”.


Depois da ascensão de Cristo aos céus, a Igreja se reuniu em Jerusalém e Matias foi escolhido para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes no grupo dos 12 apóstolos do Senhor Jesus.

JESUS PROMETE O PRIMADO A PEDRO 

Andando Jesus pelo território de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: 

"Quem os homens dizem que eu sou?". 

Eles responderam: 

"Uns dizem que sois João Batista, outros Elias, outros Jeremias ou algum dos profetas". 

Então Jesus disse-lhes: 

"E vós, quem dizeis que eu sou?". Simão Pedro respondeu: 

"Vós sois o Cristo, o Filho do Deus vivo". 

Jesus disse-lhe: 

"Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está nos céus.

E eu digo-te: 

São Mateus: 16:18-19

"18.E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.19.Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog