sábado, 20 de janeiro de 2018

Porque toda pratica, leva à perfeição


TODO CRISTÃO DEVE PRATICAR....

- AS OBRAS EM BENEFÍCIO DO ESPIRITO 

Os Exercícios Espirituais devem ocupar uma posição proeminente(a mais alta) na vida de todas as pessoas, considerando que são necessários a forjar almas perseverantes no ideal cristão e na disposição de sempre servir, principalmente exercitando com atenção e disponibilidade a "caridade", em favor daqueles que esperam e necessitam de qualquer tipo de ajuda. 

As pessoas para serem completas, não podem deixar de cultivar os dons do espírito, porque eles elevam as criaturas a um plano Divino, completando e dando sentido a existência humana, na medida em que através deles, cada ser é convidado a procurar normalizar a sua existência, atendendo com a mesma atenção às exigências e necessidades de seu corpo e da alma. Isto porque, somente atendendo igualmente as necessidades de nosso corpo e de nossa alma, é que conseguiremos viver "integralmente" em "plenitude", e assim, conseguiremos impor domínio sobre a nossa própria vontade e ser livres para buscar decididamente a conversão do coração.

Por isso mesmo, com a intenção de colaborar de maneira concreta, objetivando que as pessoas vençam as suas dificuldades no cotidiano e procurem trilhar uma trajetória de santidade, a fim de poderem ultrapassar os obstáculos da caminhada, alcançando êxito nos empreendimentos e alegria no viver, recomendamos o cultivo intenso dos Exercícios Espirituais, porque eles são o meio seguro de se conseguir a amizade do CRIADOR e manter-se unido a ELE. Isto porque, DEUS é necessário à vida de todos nós. 

As pessoas não têm recursos para sozinhas enfrentarem as dificuldades visíveis e invisíveis da vida, que ocorrem em nossa existência. 

A experiência nos ensina que a inteligência e a força humana não conseguem por mais hábil e astuciosa que seja vencer sozinha a maioria das dificuldades visíveis, e jamais conseguem ultrapassar qualquer obstáculo invisível, constituído por barreiras e ciladas que não vemos e são arquitetadas traiçoeiramente pelo maligno!

Somente esta realidade é suficiente para convencer as pessoas, inclusive os corações mais rebeldes, de que o SENHOR é necessário a nossa vida, para podermos alcançar o equilíbrio espiritual e a felicidade existencial. 

Por isso, devemos saber procurar DEUS, porque verdadeiramente, somente ELE poderá ajudar-nos a ultrapassar todas as dificuldades e preservar a nossa integridade física, protegendo nosso corpo e nossa alma, para sairmos ilesos dos problemas que surgem. 

Assim sendo, se temos o auxílio Divino, estaremos protegidos contra as tramas visíveis e invisíveis do MAL, porque se somos amigos do SENHOR, ELE não permitirá que as forças do mal ocupem o nosso espírito, assim como, derramará inspiração em nossa existência, nos momentos mais necessários, concedendo sabedoria e discernimento ao nosso espírito, para ultrapassarmos as crises e resolvermos os problemas cotidianos.

Significa dizer, que cultivar a amizade de DEUS, é a maneira mais inteligente para se viver bem, porque além de ficarmos ao lado da justiça, da misericórdia e do amor de DEUS, teremos o auxílio e a proteção Divina, indispensáveis para cumprirmos a missão existencial e não sermos destruídos pelas ciladas do MAL.

São diversos os tipos de Exercícios Espirituais, dos quais a seguir evidenciaremos os principais, que colocam as pessoas na presença de DEUS.

- LEITURA BÍBLICA 

A Bíblia é o livro sagrado da religião católica, é a palavra do próprio DEUS. É constituída por um conjunto de 73 livros, sendo 47 do Antigo Testamento e 26 livros do Novo Testamento. Embora o SENHOR não escrevesse diretamente nenhuma palavra, inspirou os escritores com palavras certas e adequadas, a fim de que eles descrevessem os fatos com autenticidade e manifestassem a Vontade Suprema de DEUS. 

Por este motivo, é necessário e importante que as pessoas adquiram o hábito de ler a Sagrada Escritura, procurando entender e meditar sobre o texto inspirado, porque eles são na verdade, Palavra e Inspiração Divina para a nossa vida. Por outro lado, o hábito de ler e pesquisar a Sagrada Escritura ensejará um melhor e mais profundo conhecimento de DEUS, além de iluminar a mente com ensinamentos e esclarecimentos para o cotidiano, permitindo inclusive,  conselhos e a inspiração Divina, para a vida particular das pessoas, para o trabalho, para as soluções domésticas, derramando uma luz preciosa que ilumina decisões e nos revela a melhor trajetória a ser seguida. Da mesma forma, os versículos sagrados atuam também como palavras de consolo e confiança, que geram alegria e uma imensa paz no coração.

-  ORAÇÃO 

Rezar é conversar com DEUS, é entregar nossos anseios, projetos, aflições, angústias e as necessidades de cada dia. Depois, confiantemente, com espírito de fé e esperança, aguardar a manifestação da Vontade Divina, que sempre será a melhor, porque ELE quer o nosso bem estar, mesmo que em algumas vezes a vaidade humana sem compreender, sente-se ofendida quando vê que suas súplicas tardam a chegar ou não são atendidas. 

Dessa forma, a atitude normal de um cristão consciente é ter confiança na providência Divina e permanecer fiel em todas as ocasiões, mesmo naquelas em que imaginamos sermos "esquecidos" pela Bondade Infinita do SENHOR.


A oração pode ser padronizada como o PAI NOSSO e a AVE MARIA, ou improvisada, com palavras saídas diretamente do coração. Todavia, independentemente do modo escolhido, é necessário existir uma fervorosa interiorização, como providência relevante, porque é um momento em que a criatura estabelece uma comunhão pessoal com DEUS, e então deverá ter a mente voltada para ELE, louvando e amando Aquele a Quem irá dirigir as suas palavras repletas de amor e carinho na prece que irá pronunciar.

A oração deve ser simples e acompanhada de atitudes modestas, sinceras e espontâneas. Cada criatura tem o seu próprio jeito de falar e externar os seus sentimentos e afetividade. Importante é não ser comodista, apressado e preguiçoso. E mais importante ainda, é nunca deixar de rezar.

A SANTA MISSA ou CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA 

É o memorial da Paixão, Morte e Gloriosa Ressurreição do SENHOR. 

Nela, é o momento em que o fiel recebe em plenitude o próprio DEUS, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, na Hóstia Consagrada, sacramento de força e vida para alma dos cristãos e penhor de vida eterna. 

Disse o SENHOR: 

"EU sou o pão vivo descido do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que EU darei é a Minha Carne para a vida do mundo” (Jo 6,54).

Significa dizer, que a Santa Missa é a oração mais importante, porque além da instrução do sacerdote e dos ensinamentos das leituras, nos dá o próprio DEUS, criador de nossa própria existência.


É onde também, nossas orações alcançam maior grandeza e intensidade, porque é o sacrifício da Nova Aliança feita com o Sangue do SENHOR no Calvário, celebrada de modo incruento(sem derramar sangue).

JESUS a vítima perfeita, está verdadeiramente presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, escondido nas aparências de pão e vinho, e se oferece a Si Mesmo ao PAI ETERNO pelas mãos do sacerdote, seu ministro celebrante, como fez na Última Ceia com os Apóstolos, em Jerusalém, quando celebrou a primeira Missa, ao instituir a Sagrada Eucaristia. 

A Santa Missa é essencialmente o mesmo sacrifício da Cruz, apenas no Gólgota foi cruento, com derramamento de sangue, e no Altar é incruento, ou seja, sem o sofrimento real de CRISTO. 

No momento da Consagração, acontece o fenômeno sobrenatural da "transubstanciação”, ou seja, o ESPÍRITO SANTO transforma as espécies de pão e vinho, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade do SENHOR.

Embora sejam conservadas as aparências de pão e vinho, autenticadas por uma quantidade notável de manifestações sobrenaturais, nas quais o SENHOR prova de maneira impressionante e admirável, sua Presença REAL na Sagrada Comunhão.


A Hóstia Consagrada não é um "Símbolo" da presença de JESUS, mas o próprio SENHOR presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, como sacramento de vida, para salvação da humanidade. 

A Santa Missa, não é simplesmente a "lembrança" do derradeiro banquete, da Última Ceia que o SENHOR participou em companhia dos Apóstolos, mas o memorial da Paixão e do Sacrifício do FILHO DE DEUS, em beneficio de todos nós. É a Presença Real e Adorável do SENHOR no meio do povo que ELE mesmo criou, guia, sustenta, inspira e protege ao curso da existência, a fim de que cada criatura possa sentir o prazer de viver, tenha condições de cumprir com mais empenho e júbilo a missão de sua vida, construindo na eternidade a morada definitiva e recebendo agora no presente, no tempo da existência terrestre, o benefício paterno por sua fidelidade ao CRIADOR.


Sentimos a presença Divina na criação, na natureza, pela graça e nos acontecimentos de cada dia. Todavia, foi através da Sagrada Eucaristia a maneira que o SENHOR escolheu para permanecer junto de nós. 

"Um só Corpo e Sangue num Único e Mesmo DEUS: 

"Minha Carne é verdadeira comida e o Meu Sangue, verdadeira bebida. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue permanece em MIM e EU nele”. (Jo 6,55-56).

Ao longo da História do Cristianismo, sempre existiram pessoas descrentes da Presença Real do SENHOR na Sagrada Eucaristia. Por essa razão, mostrando que se preocupa com a salvação de todas as suas criaturas, ELE nos revela através de Manifestações Sobrenaturais maravilhosas a realidade do DEUS DE AMOR, a fim de entendermos e acreditarmos no Mistério Divino, para termos maior fé e confiança nas Palavras DELE e buscar em todas as ocasiões, o refúgio e a proteção no CORAÇÃO DO SENHOR. 

Em diversas oportunidades o CRIADOR providenciou fatos extraordinários em diversos países, para provar a Presença Real de JESUS na Sagrada Eucaristia.

A Sagrada Comunhão é o centro da fé que congrega os cristãos do mundo inteiro, em face da realidade que o SENHOR JESUS está presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na menor porção da Hóstia e do Vinho Consagrados.

Por todas estas razões, a freqüência a Santa Missa deve ser cultivada, como medida positiva que revela a nossa adoração permanente ao SENHOR, a compreensão de nossos sentimentos e a verdadeira conversão do coração.

Então, o comportamento e as atitudes devem ser revestidos do maior amor e respeito, assim como é necessário que o fiel esteja em "estado de graça" , ou seja, penitenciado de todos os seus pecados, a fim de poder receber dignamente o SENHOR DEUS na Sagrada Comunhão.


-  O SANTO TERÇO 

 A Reza do Rosário ou do Santo Terço é uma prática que também deve ser cultivada diariamente com fervor e interesse, porque embora constituído de orações simples, repetidas quase mecanicamente, tem na sua simplicidade uma verdadeira força que afugenta Satanás.

O Terço existe pela Vontade do SENHOR, que se manifestou através de NOSSA SENHORA, em várias oportunidades, demonstrando a sua utilidade e seu benefício aos fieis. Ao longo dos séculos aconteceram notáveis fatos que atestam o valor insubstituível do Rosário, como auxiliar preponderante para vencer as forças do mal.

 VIA SACRA 

O Exercício Espiritual da Via Sacra, que normalmente é rezada as Quartas-feiras e Sextas-feiras no período da Quaresma. Nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS no cumprimento de sua missão redentora, num gesto de profunda obediência ao PAI ETERNO e de infinito Amor à humanidade de todas as gerações. 

JESUS veio até nós por causa do Primeiro Pecado e dos Pecados Subseqüentes, ou seja, por causa dos muitos pecados da humanidade, e nos redimiu com o seu Sagrado e Precioso Sangue no alto do madeiro, abrindo para todas as gerações as portas da eternidade. 

O caminho do Calvário que JESUS percorreu e que nós devemos percorrer ao longo de nossa vida, nos ensina que para vencermos e realizarmos os nossos projetos precisamos ser perseverantes. 

As dificuldades surgem no trajeto, mas se houver perseverança e buscarmos o auxilio Divino, o destino final é a vitória, como a Ressurreição Gloriosa do SENHOR.

A Via Sacra deve ser rezada  por todos aqueles que se sentirem sensibilizados a amenizar as dores do Redentor e quiserem se irmanar aos sofrimentos de JESUS, penitenciando-se de suas próprias culpas e também, rezando por causa das transgressões da humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog