sábado, 5 de fevereiro de 2022

Para quem deseja afastar medos e se defender dos riscos de ataques puramente malignos, Salmo 27

Salmo 27 do livro de Salmos da Bíblia.

1O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio;
de quem terei medo?

2Quando homens maus avançarem contra mim
para destruir-me,
eles, meus inimigos e meus adversários,
é que tropeçarão e cairão.

3Ainda que um exército se acampe contra mim,
meu coração não temerá;
ainda que se declare guerra contra mim,
mesmo assim estarei confiante.

4Uma coisa pedi ao Senhor
e a procuro:
que eu possa viver na casa do Senhor
todos os dias da minha vida,
para contemplar a bondade do Senhor
e buscar sua orientação no seu templo.

5Pois no dia da adversidade
ele me guardará protegido em sua habitação;
no seu tabernáculo me esconderá
e me porá em segurança sobre um rochedo.

6Então triunfarei sobre os inimigos
que me cercam.
Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios
com aclamações;
cantarei e louvarei ao Senhor.

7Ouve a minha voz quando clamo, ó Senhor;
tem misericórdia de mim e responde-me.

8A teu respeito diz o meu coração:
Busque a minha face!
A tua face, Senhor, buscarei.

9Não escondas de mim a tua face,
não rejeites com ira o teu servo;
tu tens sido o meu ajudador.
Não me desampares nem me abandones,
ó Deus, meu salvador!

10Ainda que me abandonem pai e mãe,
o Senhor me acolherá.

11Ensina-me o teu caminho, Senhor;
conduze-me por uma vereda segura
por causa dos meus inimigos.

12Não me entregues
ao capricho dos meus adversários,
pois testemunhas falsas se levantam contra mim,
respirando violência.

13Apesar disso, esta certeza eu tenho:
viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

14Espere no Senhor.
Seja forte! Coragem!
Espere no Senhor.

Este Salmo é normalmente recomendado para quem deseja afastar medos e se defender dos riscos de ataques puramente malignos, mantendo longe as más companhias e se defendendo de intrusos. Ele é capaz de acalmar corações aflitos, mostrando que é preciso confiar em si mesmo e no apoio divino para conquistar suas batalhas.

Vez ou outra, enfrentamos momentos de tristeza, desespero e aparente desamparo. Mesmo quando o Sol brilha lá fora, e temos motivos para sorrir, nossas fraquezas nos tiram dos trilhos. Diante dessas situações, tudo o que podemos fazer é nutrir a certeza da salvação no Senhor.

Ele é quem renova nossas forças e nos enche de esperanças. Deus esclarece, "protejo e mostro" o caminho. Portanto, não é preciso temer. Permita que os braços do Senhor o envolvam, e o carregue em segurança e alegria.

Onde as palavras se tornam mais temerosas, de súplica e medo de ser desamparado, o Senhor se manifesta, e nos chama para perto Dele, confortando e acolhendo seus filhos e filhas.

Mesmo quando um pai ou uma mãe humanos desamparam seu filho, Deus está presente, e jamais nos abandona. Basta confiar Nele.

O Salmo 27 finaliza com um pedido do salmista para que Deus guie seus passos pelo caminho correto e seguro. Assim, depositamos nossa confiança nas mãos do Divino, e aguardamos o momento certo para que Ele nos ajude. Dessa forma, estaremos sempre protegidos contra inimigos e mentiras, imunes às armadilhas do mal.


Significado

O Salmo 27, um salmo de fé:

Salmos 23:4-6 "Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver."


Começa com Davi afirmando a realidade de Deus em sua vida. O poema apresenta um forte desejo de viver na presença de Deus e chama a atenção para a necessidade permanente de o crente esperar no Senhor. Possui seis momentos:


(1) determinação de não temer qualquer inimigo, em virtude da presença de Deus (v. 1-3);


(2) desejo de viver na presença do Senhor (v. 4,5);


(3) afirmativa de louvor a Deus (v. 6);


(4) oração pela continuidade da presença de Deus (v. 7-10);


(5) oração pela continuidade da fé em meio de uma vida afligida (v. 11-13);


(6) palavra de orientação (v. 14).


Salmo 27

27.1-3 

-Luz indica a libertação das trevas, símbolo bíblico do mal:

Gênesis 1:3  "E disse Deus: Haja luz; e houve luz."


-A palavra salvação junto a luz significa luz salvadora:

Salmos 3:8 "A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção."


-Para comerem as minhas carnes. Davi imagina seus inimigos como feras famintas prontas a destroçá-lo:

Salmos 10:8-10 "Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.
Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.
Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras."

Salmos 22.12-16 "Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.
Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.
Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.
Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés."


27.4,5 

-A expressão morar na casa do Senhor exprime o desejo de Davi de estar sempre mais perto da presença de Deus. A formosura do Senhor fala da natureza agradável de Deus. O nome Noemi, no livro de Rute, está ligado à palavra hebraica para beleza, formosura.


27.6 

-Sacrifício de júbilo é a oferta sacrificial que os crentes levam a Deus para celebrar as bênçãos que Ele lhes concede:

Hebreus 13:15 "Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome."


27.7-13 

-Em todo este salmo, buscar a presença de Deus (Sua face) é o maior objetivo do salmista. Os adversários podem dissuadir o justo de buscar a presença de Deus, mas o salmista quer estar em Sua presença ainda nesta vida — na terra dos viventes.


27.14 

-Espera no Senhor demonstra uma expectativa confiante. A palavra hebraica para esperar significa, na verdade, ter esperança. Ter esperança em Deus é esperar por Sua ação em Seu tempo propício.


Salmos 40:1 "Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro."

Isaías 40:31 "
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio;
de quem terei medo?

Ore, tenha fé.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog