sábado, 23 de abril de 2022

Não há limites para dar ou pedir perdão (Mt 18,21-35)


Não há limites para dar ou pedir perdão (Mt 18,21-35)

"São Mateus, 18 1. Neste momento, os discípulos aproxima­ram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. 2. Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3. “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus. 4. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos Céus. 5. E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. 6. Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar. 7. Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa! 8. Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor para ti entrares na vida coxo ou manco que, tendo dois pés e duas mãos, seres lançado no fogo eterno. 9. Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena. 10. Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. 11. [Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.] 12. Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou? 13. E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. 14. Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos”. 15. “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. 16. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. 17. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. 18. Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligar­des sobre a terra será também desligado no céu.” 19. “Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, o conseguirão de meu Pai que está nos céus. 20. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” 

21. Então, Pedro se aproximou dele e disse: “Senhor, quantas vezes devo per­doar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” 

22. Respondeu Jesus: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.

23. “Por isso, o Reino dos Céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos. 24. Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.25. Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. 26. Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo!’. 27. Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. 28. Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: ‘Paga o que me deves!’ 29. O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei!’. 30. Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida. 31. Vendo isso, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. 32. Então, o senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. 33. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?’. 34. E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. 

35. Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo o seu coração.”"

Brigas, desentendimento, ou ainda… mágoas, rompimento e separação.

“O meu marido me traiu” (ou “a minha esposa me traiu”);
“Os meus pais nunca me apoiam, só me criticam”;
“Os meus filhos são ingratos”;
“O meu chefe não reconhece o meu esforço”.

Como perdoar?

Mas como é que eu posso perdoar alguém que me fez mal?
Como perdoar alguém que me traiu?
Como perdoar alguém que não parece se importar comigo?
Como perdoar alguém que não muda?
Ou, pior: como perdoar alguém que não vai mudar e que não quer mudar?

Se você também tem essa dúvida, eu preciso te dizer agora: o perdão não tem nada a ver com o outro. Ou seja, não importa o que vai acontecer com esta pessoa que lhe machucou, magoou, traiu, irritou ou provocou. 

O que importa é o que VOCÊ vai fazer com este machucado, mágoa, traição, irritação e provocação.

A raiva está queimando dentro de si e bombeando de toxicidade em todo o seu ser. Você sabe disso, mas ainda assim não consegue simplesmente deixar ir.

Quando você está fervendo, o perdão parece impossível. Você quer ser capaz disso. Queremos a paz que o perdão oferece. Queremos a libertação. Queremos que a loucura em nosso cérebro se acalme, e ainda assim não conseguimos encontrar uma maneira ...de perdoar.

Muitas vezes, não conseguimos perdoar, então falamos: 

“Chega! Pronto, não aguento mais! Acabou”. 

Fico pensando se Deus nos tratasse da mesma forma, se colocasse um limite para nos perdoar por todas as vezes que falhamos e negligenciamos, ainda que prometamos: 

“Senhor, eu não vou mais pecar!”. 

Saímos, muitas vezes, do confessionário com a alma limpa, purificada, com o santo propósito de não errar mais. Mas, por fraqueza, por falta de esforço, muitas vezes voltamos a cair; e a misericórdia de Deus está lá para nos lavar, purificar e perdoar, colocando-nos para cima dizendo: “Vai, recomeça, tenta de novo, não desanime! Sou eu quem te lavo, Sou eu quem te purifico, sou eu quem te renovo!”.

Muitas vezes, quando o outro erra com a gente, quando “pisa na bola”, dizemos:

 “Não, chega, eu não posso mais!”. 

Desculpa, mas nós estamos agindo como o servo: 

MT 18:28-30

28. Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: ‘Paga o que me deves!’ 29. O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei!’. 30. Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida. 

Ele alcançou todo o perdão do seu patrão e não conseguiu oferecer o perdão para aquele que lhe devia muito pouco, muito menos em relação àquilo que o patrão lhe perdoou. Deus não põe limites na Sua misericórdia, no Seu perdão.

Nós, algumas vezes, agimos com crueldade quando o outro erra conosco. É verdade que perdoar os erros nem sempre é fácil, mas nos coloquemos no lugar dele, coloquemo-nos no nosso próprio lugar, da maneira como nos relacionamos com Deus e como o perdão d’Ele chega até nós.

Precisamos aprender a ser misericordiosos como o Senhor é misericordioso conosco. Temos de perdoar uma, duas, três, tantas vezes forem necessárias. O perdão não é para o outro, mas para nosso próprio coração, que não ficará fechado, aniquilado, magoado e nem ressentido.

O perdão faz bem, em primeiro lugar, para cada um de nós. Pode ser que não consigamos perdoar imediatamente quando o outro falhar ou pecar contra nós, mas precisamos ter a disposição de perdoar. Podemos reconsiderar nosso relacionamento, rever a forma como tratamos nosso irmão, mas jamais lhe negar o perdão, porque Deus nunca nos nega o perdão d’Ele.

Então, como posso perdoar?

Você pode perdoar com a ajuda de Deus. Ao morrer na cruz, Jesus pagou o preço por todos os pecados. Ele ajudará você a se libertar do rancor e do desejo de vingança, abrindo caminho para o perdão. Perdoar não é um sentimento, que não dá para controlar. Perdoar é uma decisão que você faz, que depois tem efeitos em seus sentimentos.

Há coisas pequenas que podemos ignorar, porque não são um problema. Mas há coisas erradas que não podemos ignorar. Fazer de conta que não há um problema não vai ajudar, só vai piorar as coisas a longo prazo. Você precisa aceitar que há um problema e decidir resolvê-lo com a ajuda de Deus.

É natural se sentir zangado, frustrado, triste, machucado, quando alguém peca contra você. Fingir que você não sentiu nada, que está tudo bem, é engano. Conte para Deus o que você sentiu e sente, sobre a situação. Deus entende.

Com o tempo, a dor deve diminuir. Se não diminuir, peça para Deus te ajudar a não ficar preso nesses sentimentos. É importante aprender a lidar com os sentimentos de uma forma saudável.

Decida perdoar a pessoa que machucou você. Tente compreender que Jesus já pagou o preço pelos pecados dessa pessoa, tal como pelos seus. Perdoar não é dizer que não tem problema o que essa pessoa fez. Perdoar é viver sem deixar que as consequências do pecado te destruam.

Diga para Deus que você perdoa essa pessoa. Diga os pecados que você perdoa dessa pessoa. Decida largar o ressentimento. Entregue tudo a Deus, deixe Ele lidar com a outra pessoa. Se a pessoa vier pedir perdão, diga-lhe que você a perdoa.

Renunciar o pecado


Quando alguém peca contra nós, é fácil retrucar pecando também. Se você pecou, peça perdão a Deus por sua atitude e peça Sua ajuda para não voltar a fazer o mesmo no futuro. Procure formas de expressar seus sentimentos de maneira santa. Os sentimentos não são o problema, é o que fazemos com eles que pode ser mau.

Muitas vezes, quando alguém nos machuca deixa marcas (depressão, ideias erradas sobre si, medo, insegurança, raiva...). Peça a Deus para sarar suas feridas. Não deixe o pecado vencer.

Jesus disse que devemos perdoar muitas vezes (MT 18:21-22). Não devemos guardar conta do número de vezes que perdoamos. Lembre-se, Deus perdoou você por todos seus pecados. Você também deve perdoar os pecados dos outros, mesmo se não pedirem perdão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog