terça-feira, 5 de abril de 2022

Por que é importante ir à igreja?




Marcos 9:24

“Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”

Nesta passagem da Bíblia, esse pai vai pedir, por favor, que o Senhor tenha piedade e o ajude. Jesus diz: “Tudo é possível para quem tem fé”, e a resposta do pai é: “Senhor, eu tenho fé, mas me ajuda, porque minha fé é pouca, fraca, ainda não é suficiente”.

Que sinceridade desse pai! Ele crê em Jesus, sabe o que Ele pode, mas ainda não tem uma fé tamanha para alcançar a graça ou aquilo que ele está precisando em favor do seu filho.
É isso que Deus está querendo nos dizer hoje.

A fé tudo pode, e precisamos viver dela, precisamos deixar que ela nos guie, conduza os nossos passos. 

Quando nos desesperamos diante de qualquer situação, é sinal de que a fé está em baixa, escondida ou foi jogada fora.

 Abra seu olhos, "qualquer situação", digo, que ela em nossa vida é  muito abrangente, longa para ser mais claro. Vamos clarear um pouco nossa memoria:

-Comprei por impulso, sem pensar como iria pagar.
Chega a fatura para pagar, não tenho esse dinheiro! Vem o desespero...

-Fiquei doente, aí vem despesas.
Quantas perguntas nessa hora?Vem o desespero...

Poderia citar tantos desesperos aqui, família, filhos, amizades, e por ai vai...

Por mais que seja difícil qualquer situação, não podemos deixar que o desespero tome conta do nosso coração nem comande nosso atos e atitudes. Precisamos deixar que a fé grite em nós.

Jesus está em todo lugar e se identifica com cada pessoa nas suas necessidades. Nesta passagem, vemos como ele acolhe o grito de ajuda de um pai. Este lhe pede a cura para o próprio filho que se encontra em grave dificuldade. 

Para que o milagre se realize, Jesus, por sua vez, pede uma coisa a esse pai: que tenha fé.

O pai do menino exclamou: 
“Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”

A resposta do pai, pronunciada em alta voz diante da multidão que se juntou ao redor de Jesus, é aparentemente contraditória.
Esse homem, como muitas vezes também nós, experimenta a fragilidade da fé, a incapacidade de depositar confiança plena no amor de Deus, no projeto de felicidade que Ele tem para cada um de seus filhos.

Por outro lado, Deus dá confiança ao homem e não realiza nada sem a sua contribuição, sem o seu livre consentimento. Ele pede a nossa parte, ainda que pequena: reconhecer a Sua voz na consciência, confiar Nele e começarmos, também nós, a amar.

Por que ir à igreja hoje?

Faz-me falta, eu sinto um grande vazio dentro de mim...
Você, já sentiu esse vazio?
Para mim, esse vazio me deixa triste, sem vontade para nada, desanimado...

Não da para pôr em palavras todo esse sentimento de vazio! Sei que, isso acaba quando vou para a Igreja.
Geralmente quando fico assim, só me vem um motivo.
MUITO TEMPO LONGE DA IGREJA.
Faço minhas orações em casa, mas, não me preenche!

Cristo deu poderes à Sua Igreja a fim de estabelecer normas para a salvação da humanidade. Ele disse aos Apóstolos: 

"Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou" (Lc 10,16). 

E prossegue: 

“Em verdade, tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra, será também desligado no céu.” (Mt 18,18)

Então, a Igreja age com o "poder de Cristo", e quem não a obedece, não obedece a Cristo, e conseqüentemente a Deus Pai.

De modo que para a salvação do povo de Deus, a Igreja estabeleceu cinco obrigações que todo católico tem de cumprir, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC). 

Este ensina: "Os mandamentos da Igreja situam-se nesta linha de uma vida moral ligada à vida litúrgica e que dela se alimenta. O caráter obrigatório dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo." (§2041)

Note que o Catecismo diz que isso é o "mínimo indispensável" para o crescimento na vida espiritual dos fiéis. Podemos e devemos fazer muito mais, pois isso é apenas o mínimo obrigado pela Igreja. Ela sabe que, como Mãe, tem filhos de todos os tipos e condições, portanto, fixa, sabiamente, apenas o mínimo necessário, deixando que cada um, conforme a sua realidade, faça mais. E devemos fazer mais.

1 – Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho

Ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir a santificação desses dias (Código de Direito Canônico-CDC , cân. 1246-1248) (§2042).


2 - Confessar-se ao menos uma vez por ano

Assegura a preparação para a Eucaristia pela recepção do Sacramento da Reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão do Batismo (CDC, cân. 989). É claro que é pouco se confessar uma vez ao ano, seria bom que cada um se confessasse ao menos uma vez por mês, pois fica mais fácil de se recordar dos pecados e de ter a graça para vencê-los.

3 - Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição

(O período pascal vai da Páscoa até festa da Ascenção) e garante um mínimo na recepção do Corpo e do Sangue do Senhor em ligação com as festas pascais, origem e centro da Liturgia cristã (CDC, cân. 920).

Também é muito pouco comungar ao menos uma vez ao ano. A Igreja recomenda (não obriga) a comunhão diária.

4 - Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja

(No Brasil isso deve ser feito na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa). Este jejum consiste em um leve café da manhã, um almoço leve e um lanche também leve à tarde, sem mais nada no meio do dia, nem o cafezinho. Quem desejar, pode fazer um jejum mais rigoroso; o obrigatório é o mínimo. Os que já tem mais de sessenta anos estão dispensados da obrigatoriedade, mas podem fazê-lo se desejarem.

Diz o Catecismo que o jejum "Determina os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas; contribuem para nos fazer adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração (CDC, cân. 882)".

5 - Ajudar a Igreja em suas necessidades

A Igreja é o Corpo de Cristo. Nenhum membro de um corpo pode subsistir sozinho, sem o resto do corpo (1 Coríntios 12:21-22). Quer gostemos, quer não, as pessoas na igreja são nossa família e temos de aprender a viver com elas (até porque vamos passar a eternidade com elas).

Ninguém na igreja é perfeito, nem mesmo o padre. O próprio apóstolo Pedro cometeu erros como líder na igreja primitiva. A igreja nunca foi um lugar de pessoas perfeitas. Deus ordenou que a Igreja se reunisse para juntos tratarmos de nossas imperfeições.

Convido você e toda sua família...

Vá a Igreja, é  a casa de Deus.
Deus nos espera...
Sabe, quando você ama muito uma pessoa ou pessoas, e você espera aquele dia da semana para eles virem de visitar, pois é , uma alegria imensa.
Estou te esperando, Deus esta te esperando. Abra seu coração e sinta a presença de Deus.
Seus problemas ou tudo que estiver (errado) em sua vida ou dos seus, vai levar o tempo necessário para a (sua mudança), quando isso acontecer, Deus vai te recompensar, acredite! Tenha FE!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog