domingo, 6 de setembro de 2020

Dons Carismáticos (Dons Efusos) - DOM DO ENTENDIMENTO

DOM DO ENTENDIMENTO

Torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem.

 A aparente correlação não significa que quem possui a sabedoria, já traga consigo o entendimento por conseqüência (ou vice-versa). Existe uma clara distinção entre um e o outro.

 Para exemplificar: Há fiéis que entendem as contemplações do terço, mas o rezam por obrigação ou mecanicamente (Possuem o dom do entendimento).

 Há outros que, por sua simplicidade, nunca procuraram entender o seu significado, mas praticam sua reza com sabor, devoção e piedade, ignorando seu vasto sentido (possuem o dom da Sabedoria). 

Este exemplo, logicamente, se aplica às ciências naturais e divinas, logo ao nosso dia-a-dia. 

Não sendo um consequência do outro, são distintamente preciosos e complementam-se mutuamente, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência e sensível percepção das coisas terrenas, que devem estar sempre direcionadas às coisas celestes.

Sabe quando você está lendo a Bíblia, sem entender nada, e de repente…. Acende aquela luzinha na cabeça e tudo faz sentido? 

Pois é… esta é a luz do Espírito que dá o dom do entendimento. 
Esse dom tem ligação direta com a fé.

Por ele, o Espírito Santo comunica a inteligência de Deus ao homem para que ele compreenda as verdades reveladas na Bíblia e pelo Magistério e Tradição da Igreja. 

“Não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados. Mas é um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação”, explica o papa Francisco.

O entendimento é como um facho de luz que ilumina a Doutrina e nos leva a compreender, assimilá-la. Ele “transfigura” as verdades da fé que conhecemos teoricamente e faz com que as vejamos com luz nítida, sem sombras. 

Quando os discípulos de Emaús reconhecem Jesus ao partir o pão, eles se abrem ao dom do Entendimento. Até então, mesmo com toda doutrina e explicação dada pelo próprio Cristo a eles, parecia que nada fazia sentido, eles não conseguiam ver.

Daí podemos apreender que o dom do entendimento não se dá por um conhecimento puramente intelectual. Para provar isso, os Evangelhos estão recheados de personagens que conviviam com Jesus e não o compreendiam. 

Acolher este dom exige humildade para deixar que a Verdade revele as trevas que há em nós. 

Pode nos ajudar:

Rezar com a Palavra de Deus  (BIBLIA), que nos leva a permanecer na Verdade e não nos relacionar com um deus imaginário.

Outro auxílio é buscar formação para conhecer o que a Igreja nos ensina sobre a fé.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog