sábado, 19 de setembro de 2020

É preciso aprender a vigiar



1 Coríntios 10:12,13

Portanto aquele que julga estar em pé tome cuidado para não cair .Vocês não foram tentados além do que podiam suportar por que Deus é fiel e não permitirá que sejam tentados acima das forças que vocês tem. Mas, junto com a tentação, ele dará a vocês os meios de sair dela e a força para suporta-lá.

Está palavra nos traz dois conselhos :

O primeiro é o que devemos estar sempre atentos para não nos deixarmos enganar pelo excesso de confiança, pois o mesmo pode nos levar a cair, tomemos sempre esse cuidado e fiquemos vigilantes para não tropeçarmos em nossa caminhada .
Pois tentações virão a todo momento para nos derrubar , e se não estivermos atentos, a queda é certa.

A outra orientação que podemos ver claramente na palavra  " Vocês não foram tentados além do que podiam suportar", Deus sabe até onde cada um pode suportar e onde cada um tem forças para lutar.

E se formos insistentes na oração, nosso Senhor nos revelará a solução para  aquele momento, então não tenhamos medo do sofrimento presente, vamos enfrentar de mãos dadas com Jesus confiantes no seu poder e na sua Glória.



Mateus 26:41 NTLH
Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.


O pecado acontece quando tentamos fazer do nosso jeito aquilo que Deus quer que façamos do jeito d’Ele e segundo Sua Palavra. 

Submetam-se a Deus


TIAGO 4

Amizade com o mundo

1De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês?
Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. 

2Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. 

3E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. 

4Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. 

5Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.” 

6Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.”

7Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. 

8Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! 

9Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. 

10Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.

O hábito de julgar os outros

11Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga. 

12Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?

O futuro a Deus pertence

13Agora escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!” 

14Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. 

15O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” 

16Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau. 

17Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.


Você já tentou resistir ao pecado com todas as suas forças e acabou se rendendo? 

Quem sabe até se sentiu de alguma forma envergonhado, não é mesmo? 

O que acontece é que, muitas vezes, tentamos andar na força do nosso braço. 

Precisamos entender que não podemos resistir ao diabo sem nos submetermos a Deus com todo o nosso coração e alma.

Não adianta relutar e nem fugir do Senhor. É preciso nos sujeitar a Ele e ao processo que temos que passar. 

Em nossas tentações, temos ido ao Senhor em oração? 

Ou, temos nos calados em orgulho? 

Temos buscado sua face ou nos arrastados em dor e desilusão?

Quando entendemos que em Seu amor obtemos a força necessária para vencermos as tentações, fluímos em Seu poder. Nosso coração não deve ser duro diante do que temos que enfrentar, mas que se torne tenro em sujeição e amor ao Senhor.
Jesus se identifica e nos ajuda


Hebreus 2:18 NTLH

E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.

Jesus, se identifica com cada um de nós. Ele se tornou humano nascendo como um bebê. Passou por todas as fases da vida até sua morte. Cresceu em estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Ele teve uma família. Sentiu-se entristecido e angustiado. E, chorou pelo amigo que estava morto. Tantas vezes se compadeceu e com compaixão amou. Amou a multidão, curou os feridos. Amou os seus discípulos, até mesmo quem lhe traiu e o que negou. Jesus também foi guiado pelo Espírito no deserto para ser tentado por quarenta dias.


Lucas 4:1-2 NTLH

Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. Ali ele foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias. Nesse tempo todo ele não comeu nada e depois sentiu fome.

O diabo atacou Jesus questionando-o em sua identidade de filho de Deus. Em tudo o que o diabo a desafiava, Jesus respondia citando uma parte da escritura. E, mais do que conhecer a Lei, Ele é a própria Palavra. Assim, Ele nos ensina que se queremos vencer a tentações, também precisamos ter o mesmo nível de intimidade com Ele e com tudo o que Ele diz.


Mateus 4:1-11

A tentação de Jesus

4 Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo. 2 E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. 3 Então o Diabo chegou perto dele e disse:

— Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.

4 Jesus respondeu:

— As Escrituras Sagradas afirmam:


“O ser humano não vive só de pão,
mas vive de tudo o que Deus diz.”

5 Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo. 6 Então disse:

— Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam:


“Deus mandará que os seus anjos
cuidem de você.
Eles vão segurá-lo com as suas mãos,
para que nem mesmo os seus pés
sejam feridos nas pedras.”

7 Jesus respondeu:

— Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.”

8 Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas 9 e disse:

— Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.

10 Jesus respondeu:

— Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam:


“Adore o Senhor, seu Deus,
e sirva somente a ele.”

11 Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.


Jesus sabe como nos socorrer. Ele nos faz lembrar das escrituras e de toda e qualquer história que for importante no momento em que estamos sendo provados. Ele é o nosso refúgio e fortaleza. Ele nos ajuda em nossas fraquezas.


Vencendo as tentações pelo amor


“Mas, em todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daqueles que nos amou.” Romanos 8.37

Jesus não nos deixou sós, Ele nos deu o Seu Espírito o qual nos ajuda em todas as coisas. Independentemente do que temos que passar, há uma promessa sobre nós. Ele estará conosco. E que maravilhoso é saber que em tudo somos mais que vencedores por meio do seu amor. E mesmo quando não resistimos às tentações, temos um advogado no céu, o qual intercede por nós. Basta confessarmos os nossos pecados, pois Ele é Fiel e Justo para nos perdoar e purificar de toda injustiça. Sim, o seu sangue nos livra da morte.


“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;” I João 2.1

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1.9








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog