terça-feira, 1 de setembro de 2020

Reconciliar-se com seu irmão


É impossível não dar certo, quando estamos de mãos dadas com DEUS.

Mateus 5:23-24


“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,

deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”



Pedir perdão para as nossas esposas, para os nossos maridos, para os nossos filhos, para os nossos irmãos e, principalmente, para Deus.

Você já imaginou a maravilha que seria as nossas vidas se, diariamente, pedíssemos perdão, de forma sincera, às pessoas com quem nos relacionamos.

Como Deus ficaria exultante em ver o nosso coração cheio de humildade, reconhecendo as nossas falhas e procurando resolver essas pendências e não deixando acumular ou dissimular.

Você já imaginou como a sua vida seria diferente se você se dispusesse a fazer isso, descer do seu pedestal, procurar algum desafeto e se desculpar, dizendo que errou.

 "Não deixe essas pendências se acumularem na sua vida."

Errou, imediatamente procure reparar o erro e pedir perdão, você verá o bem que você estará fazendo a você e o testemunho que estará dando, pois quem faz isso é um cristão verdadeiro.

- Devemos confessar os nossos pecados às pessoas que ofendemos. Jesus mostrou que tal confissão é necessária para receber o perdão do irmão ofendido: 

Mateus 18:15-17 

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: “Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas.” Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então 
conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos."


Tiago 1:19-20


“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.”


Efésios 4:32


“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.”



Tiago 5:16

"Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.
A oração de um justo é poderosa e eficaz."


"É a oração eficaz, onde um intercede pelo outro, onde um se interessa pela dificuldade do outro.. Você reconhece sua dificuldade e erros, numa atitude humilde, em busca do perdão."

Salmos 38:18


"Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado."


Salmos 32:3-5


"Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas.
Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões", ao Senhor,
e tu perdoaste a culpa do meu pecado."


Salmos 51:3-7

Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci;
sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.


“Hissopo é uma planta citada na Bíblia em associação a purificação”


Não há quem não cometa pecado. Seja ele quem for. 

Pecar, eis aí uma dificuldade que enfrentamos todos os dias. Não há um só dia que possamos dizer: “Hoje eu não preciso pedir perdão a Deus, porque não cometi nenhum pecado.” Por mais que nos esforcemos, oremos e vigiemos, sempre pecamos. Isso é uma constante em nossas vidas. E muitas vezes, isso toma uma dimensão crescente, quando certos pecados se sobressaem e tornam-se mais constantes. Mas pior do que isso, é quando nos tornamos endurecidos e tomamos esses pecados como naturais.

Por que confessar nossos pecados?

- Devemos confessar os nossos pecados a Deus para receber perdão. João escreveu aos cristãos: 

1 João 1:8-9

"Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

O que significa perdoar?

Perdoar significa desculpar um erro ou uma ofensa.

Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” quer dizer literalmente “abrir mão, deixar ir embora”. 

Lucas 11:4

"Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação’ ".

Mateus 18:23-35

"Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."

Perdoamos outros quando deixamos de guardar ressentimento. Além disso, abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos.

A Bíblia ensina que o verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses. Esse amor “não contabiliza os erros”.


1 Coríntios 13:4, 5

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor."


Perdoar não significa . . .

Fechar os olhos aos erros de outros. Na verdade, a Bíblia condena quem acha que ações erradas são inofensivas ou aceitáveis. 

Isaías 5:20

"Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo."


Desculpar todo e qualquer erro. Deus não perdoa pessoas que cometeram pecados cruéis e intencionais e se recusam a reconhecer seus erros, fazer mudanças e se desculpar com os que foram prejudicados.

Provérbios 28:13

"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia."



E se você for vítima de um ato cruel e a pessoa que fez isso se recusa a pedir desculpas e admitir o erro? A Bíblia dá o seguinte conselho: 

“Deixe a ira e abandone o furor.” 

Salmo 37:8

"Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal."



Mesmo não desculpando o erro, você pode impedir que a ira tome conta de você. Confie que Deus julgará a pessoa.

Hebreus 10:30, 31

Pois conhecemos aquele que disse: 
"A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; 
e outra vez:
 "O Senhor julgará o seu povo".
Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!


É muito consolador saber que em breve Deus tirará do nosso coração qualquer mágoa ou dor que tenhamos que suportar, por mais profunda que seja.

Apocalipse 21:4


"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."



“Desculpar” todo aparente deslize das pessoas. Às vezes, a questão não é se vamos perdoar ou não um aparente deslize. Em alguns casos, precisamos reconhecer que ficamos ofendidos sem real motivo. A Bíblia diz: “Não fique ofendido facilmente, pois ficar ofendido é a marca dos tolos.”

Eclesiastes 7:9


"Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos."

Como perdoar

Lembre-se do que está envolvido em perdoar. Perdoar não significa fechar os olhos aos erros de outros ou fingir que nada aconteceu. Você simplesmente abre mão de guardar ressentimento.

Reconheça que perdoar traz benefícios. Abrir mão da raiva e do ressentimento pode ajudá-lo a se manter calmo, melhorar sua saúde e aumentar sua felicidade.



Mateus 5:9

"Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus."

Mais importante do que isso: o segredo para ganhar o perdão de Deus é perdoar outros.


Mateus 6:14,15

"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.
Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".


Lucas 15

A parábola da ovelha perdida

1 Cobradores de impostos e outros pecadores vinham ouvir Jesus ensinar. 2 Os fariseus e mestres da lei o criticavam, dizendo: “Ele se reúne com pecadores e até come com eles!”.

3 Então Jesus lhes contou esta parábola: 4 “Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se perder, o que acham que ele fará? Não deixará as outras noventa e nove no pasto e buscará a perdida até encontrá-la? 5 E, quando a encontrar, ele a carregará alegremente nos ombros e a levará para casa. 6 Quando chegar, reunirá os amigos e vizinhos e dirá: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida!’. 7 Da mesma forma, há mais alegria no céu por causa do pecador perdido que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender.”

A parábola da moeda perdida

8 “Ou suponhamos que uma mulher tenha dez moedas de prata e perca uma. Acaso não acenderá uma lâmpada, varrerá a casa inteira e procurará com cuidado até encontrá-la? 9 E, quando a encontrar, reunirá as amigas e vizinhas e dirá: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei a minha moeda perdida!’. 10 Da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus quando um único pecador se arrepende”.

A parábola do filho perdido

11 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. 12 O filho mais jovem disse ao pai: ‘Quero a minha parte da herança’, e o pai dividiu seus bens entre os filhos.

13 “Alguns dias depois, o filho mais jovem arrumou suas coisas e se mudou para uma terra distante, onde desperdiçou tudo que tinha por viver de forma desregrada. 14 Quando seu dinheiro acabou, uma grande fome se espalhou pela terra, e ele começou a passar necessidade. 15 Convenceu um fazendeiro da região a empregá-lo, e esse homem o mandou a seus campos para cuidar dos porcos. 16 Embora quisesse saciar a fome com as vagens dadas aos porcos, ninguém lhe dava coisa alguma.

17 “Quando finalmente caiu em si, disse: ‘Até os empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui, morrendo de fome. 18 Vou retornar à casa de meu pai e dizer: Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, 19 e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado’.

20 “Então voltou para a casa de seu pai. Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu. Cheio de compaixão, correu para o filho, o abraçou e o beijou. 21 O filho disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho’.

22 “O pai, no entanto, disse aos servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa da casa e vistam nele. Coloquem-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. 23 Matem o novilho gordo. Faremos um banquete e celebraremos, 24 pois este meu filho estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi achado!’. E começaram a festejar.

25 “Enquanto isso, o filho mais velho trabalhava no campo. Na volta para casa, ouviu música e dança, 26 e perguntou a um dos servos o que estava acontecendo. 27 O servo respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, pois ele voltou são e salvo!’.

28 “O irmão mais velho se irou e não quis entrar. O pai saiu e insistiu com o filho, 29 mas ele respondeu: ‘Todos esses anos, tenho trabalhado como um escravo para o senhor e nunca me recusei a obedecer às suas ordens. E o senhor nunca me deu nem mesmo um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30 Mas, quando esse seu filho volta, depois de desperdiçar o seu dinheiro com prostitutas, o senhor comemora matando o novilho!’.

31 “O pai lhe respondeu: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo que eu tenho é seu. 32 Mas tínhamos de comemorar este dia feliz, pois seu irmão estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi achado!’”.


Aproxime-se de Deus, e em Seu amor você encontrará tudo o que precisa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog