quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Dons Carismáticos (Dons Efusos) - DOM DA FÉ


Dom da Fé

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; 1Coríntios 12:8-9

Creio que muitos de nós já ouvimos a expressão: eu tenho muita fé!

Todo cristão tem fé, pois o autor do livro de Hebreus nos fala no capítulo 11 e o versículo 6 que “quem dele se aproxima precisa crer que ele existe”, e sendo dessa forma, todo aquele que aceitou Jesus tem-na em seu coração, pois crê em Jesus. Somente uma pessoa com fé pode ser salva: Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; Efésios 2:8.

O dom espiritual da fé, porém, não pode ser confundido com a fé salvadora. Todos os cristãos tem em seu coração a fé salvadora, mas nem todos recebem o dom de fé, visto que não temos como escolher nossos dons, pois são dados pelo Espirito a cada um.

A palavra fé, nos traz a ideia de confiança, certeza, de uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a ideia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela.

Aqueles que tem o dom da fé possuem a mesma fé salvadora que qualquer outro crente, porém o dom da fé que nela está, faz com que ela tenha uma convicção muito forte das coisas de Deus, o que não é encontrado em qualquer pessoa.

Normalmente, a pessoa com o dom da fé serve de inspiração para outros cristãos que convivem com ela, pois a fé que essa pessoa tem é algo nitidamente sobrenatural.

Ao longo da Bíblia podemos notar diversos personagens que tinham uma fé sobrenatural. Um exemplo é o de Pedro, que, junto com João, estava entrando no templo, e um aleijado de nascença, vendo eles, pediu algumas moedas, porém Pedro, utilizando da sua fé sobrenatural, disse ao aleijado: Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. Atos 3:6. E dessa forma o aleijado ficou curado mediante a fé de Pedro.

Pedro cria de forma intensa que aquele aleijado poderia ser curado, e isso o impulsionou a falar com ele. Essa é uma fé especifica, que não é comum de se encontrar nas pessoas.

Em resumo, o dom espiritual da fé permite àquele que o possui, uma visão que vai além das possibilidades humanas. Essa fé não é encontrada em outras pessoas da mesma forma.


O dom carismático da fé é o poder de Deus que nos move a uma confiança íntima de que Deus agirá. Essa confiança leva a uma oração convicta, a uma decisão, a uma firmeza ou a algum outro ato que libera a benção de Deus.


Através do dom carismático da fé, o Espírito Santo nos dá a certeza de que Deus agirá, de que o poder de Deus irá intervir em alguma situação da vida do homem. Pelo dom carismático da fé, cremos que Deus opera hoje maravilhas em favor do seu povo. A fé move a manifestação do poder de Deus através do seu Espírito Santo.

“Se creres, verás a glória de Deus” (Jo 11,40). É a fé que faz o homem de todos os tempos ver a glória de Deus. A virgem Maria realiza da maneira mais perfeita à obediência a fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo. Maria não cessou de crer no “cumprimento” da Palavra de Deus. Por isso, a Igreja venera em Maria a realização mais pura da fé (Cat. 149).

É a esta fé de Maria, de Abraão, de Moisés e das outras testemunhas da fé que devemos aderir de todo o nosso coração, para que esta mesma fé nos ilumine e nos conduza nos momentos da provação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog