quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Dons Carismáticos (Dons Efusos) - DOM DE CURA


Dons do Espírito Santo

Dons Carismáticos (Dons Efusos):

São os “Carismas” – dons de serviço – dons para o serviço da comunidade cristã. São concedidos para a edificação do Corpo de Cristo. São dados para que o homem possa fazer alguma coisa para a comunidade.

Dom de Cura

O Dom de Cura foi um dos dons plenamente vivenciados por Jesus durante o seu ministério terreno. Esse dom, que foi tão abundantemente em Jesus, na sua vida, na sua missão e na revelação de sua identidade divina, é um dos Carismas do Espírito Santo que recebemos no Batismo. Ele deve ser manifesto em nossa vida e missão, confirmando com sinais, nosso testemunho e pregação.

Para que o Dom de Cura se manifeste, basta que haja um enfermo e um irmão cheio de compaixão que ore para que ele seja curado. Todos possuem o Dom de Cura, o problema é que nem todos o fortalecem, pelo pedido constante ao Espírito Santo e pelo exercício de orar pelos enfermos.

O fato é que:

"Quanto mais nós pomos ao serviço, mais os carismas se manifestam."

O Dom de Cura se manifesta de três formas


Tomando-se por base as três dimensões do homem – corpo, alma e espírito (I Ts 5,23) -, compreendemos que este mesmo homem pode ser atingido por enfermidades em cada uma delas. Existem os males físicos, os males da alma (interiores) e os males espirituais.

Se somos atingidos em nosso corpo por qualquer enfermidade, necessitamos de uma cura física. Se somos atingidos em qualquer área da nossa alma, necessitamos de uma prece para cura interior. Se somos atingidos em nosso espírito, contaminando-nos com falsas doutrinas e afastando-se da sã doutrina da salvação, precisamos de uma oração para cura espiritual ou oração de libertação.

Oração para cura física

Orar por cura física, supõe clamar o poder do amor misericordioso de Deus sobre todos os tipos de enfermidades, desde uma simples dor de cabeça até a cura do câncer e da AIDS. Devemos orar em nome de Jesus, tomando por base a passagem de Is 53, 1-6. Deus cura pelos méritos de Jesus Cristo e não porque sabemos orar, ou porque temos experiências ou ainda porque somos santos.

Existem algumas medidas bem simples que fazem parte da oração para cura física: 

-Conhecer a causa da enfermidade; o diagnóstico médico; a imposição das mãos; abrir-se aos Carismas; Oração de autoridade – orar em nome de Jesus.

Estender as mãos sobre a cabeça de uma pessoa ou sobre um objeto, na medida do possível com contato físico, é o gesto litúrgico mais comum na administração dos sacramentos, um dos mais ricos em significado.
Este gesto foi valorizado por Jesus e seu desejo era de que se mantivesse no tempo: "Estes sinais acompanharão os que creem: (…) imporão as mãos sobre os doentes e serão curados" (cf. Mc 16, 17-18). Portanto, esta possibilidade está ao alcance de todo aquele que crer.
O texto não diz que estes sinais acompanhariam somente os apóstolos. De fato, nos Atos dos Apóstolos (9, 17), vemos Ananias, um simples fiel, impondo suas mãos sobre Saulo para que se recuperasse da cegueira e ficasse cheio do Espírito Santo.
Uma das funções deste gesto hoje é servir de ponte para que Jesus transfira seu amor e sua compaixão.
Os apóstolos o utilizaram sobretudo para comunicar o dom do Espírito Santo, e a Igreja também o usa na administração de todos os sacramentos.
Do ponto de vista sacramental, quem tem o poder de impor as mãos é somente o ministro ordenado (sacerdote, bispo), que tem a potestade de Cristo.
Mas fora dos sacramentos, todos os fiéis podem impor suas mãos, para abençoar, pedir a intercessão de Deus, pedir a cura de um doente ou a presença do Espírito Santo em alguma pessoa.
Impor as mãos é permitir que o Senhor que use nossas mãos como um meio especial de contato para a bênção. É o poder de Deus que se reflete fisicamente (cf. Romanos 1, 20).
Este gesto não se limita apenas à ação de um superior sobre um inferior, como de pai para filho, por exemplo. Os "iguais" também podem usar este dom, por exemplo, os esposos entre si. E também de inferior a superior, como quando o Papa Francisco, em sua visita à Croácia, quis que um padre que foi torturado lhe impusesse as mãos.
Infelizmente, esta ação é pouco usada por sacerdotes e fiéis. Digo "infelizmente" porque onde a Igreja deixa um vazio, tal vazio é logo preenchido por outras ofertas "pseudoespirituais".

A imposição das mãos pode ser considerada como um sacramental e pode ser administrada por leigos (cân 1168, SC 79). É lícito que um fiel reze por outro com este gesto de intercessão. Não há razão alguma para proibi-lo, nem perigo algum em fazê-lo. Mas a fé de quem impõe as mãos é importante para sua eficácia.


Recomendações ao fazer a imposição das mãos

1. Pureza de intenção: pedir que Jesus aja através de você.

2. Fazer o gesto sem solenidade, sem buscar protagonismo, e sim com simplicidade.

3. Dar exemplo de vida cristã e entrega sincera a Deus.

4. A imposição das mãos deve conduzir aos sacramentos e a uma melhor e mais autêntica vida eclesial. Não é um substituto dos sacramentos.

5. Não usar o gesto em ninguém se que negue a recebê-lo.

6. Conhecer a pessoa a quem se vai impor as mãos (cf. 1 Timóteo 3, 1-13; Tito 1, 5-16).

7. Não tirar o caráter cristão e sagrado deste gesto, misturando-o com coisas esotéricas ou nada semelhante. Nem imitar estilos de fora da Igreja Católica.

8. Quanto às missas de cura, é preciso recordar que todas as missas, de cura ou não, são santas e também curam. Não se pode aceitar que os fiéis vão somente a missas de cura, e não frequentem a missa dominical em sua paróquia.

9. Recordar que impor as mãos não confere mais poder à oração, porque se pode orar por uma pessoa igualmente, com igual ou até maior eficácia, estando longe dela.

10. Este gesto, quando feito por um fiel, deve ser feito em silêncio; não convém fazer orações em voz alta neste momento, para não dar a entender que a pessoa que impõe as mãos tem algum poder extraordinário.


OREMOS

Tu és o médico divino, Tu dás a vida e a vida em plenitude àqueles que Te buscam.

Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento.

Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem.

Opera, em mim, uma profunda cura espiritual e, se for da Tua vontade, também uma cura física.

Que seja operada diretamente pela ação poderosa de Teu Espírito Santo ou através do médico e dos remédios!

Aumenta a minha fé no Teu Poder, Senhor, e no infinito Amor que tens por mim.

Aumenta minha fé, Senhor, que às vezes se encontra tão enfraquecida.

Eu acredito no Teu poder curador, meu Deus, e já agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu corpo, neste momento.

Além de mim, Senhor, quero também apresentar, todos os doentes que me pediram orações.

Tu conheces a cada um deles, sabes as provações pelas quais estão passando!

Tem misericórdia, Senhor, vem em socorro também destas pessoas que padecem enfermidades.

Senhor, eu Te bendigo, porque clamei a Ti e Tu me ouviste.

Minha alma, por Tuas mãos benditas, foi tirada da escuridão.

Ó fiéis do Senhor, cantai a sua glória, dai graças ao seu Santo Nome, porque só Ele é poderoso e digno de eterno louvor.

Amem, Aleluia!

Oração para cura da alma (interior)

Na cura interior, atinge-se o coração dolorido do ser humano, tão marcado pelo pecado, pela dor, pelo medo, pelas feridas da vida. A medicina comprova que um grande número de doenças físicas têm componentes emocionais. Orar pela cura interior, é tirar do caminho esses componentes emocionais, que são prejudiciais, a fim de que o homem seja livre pela ação do Espírito Santo para melhor servir a Deus.

Os psicólogos comparam a mente humana com um “iceberg”. A parte externa do iceberg que aparece sobre a água é 10% e 90% está imersa na água. Comparando com a nossa mente, a parte externa é a nossa mente consciente e a parte submersa é a nossa mente inconsciente.

É em nossa mente inconsciente que estão guardadas as lembranças humanas mais profundas. Aí são armazenados nossos traumas, medos, lembranças, sentimentos reprimidos, etc. Jesus veio para curar os corações doloridos e as lembranças de maneira particular.

OREMOS

Senhor Jesus, Tu passaste por esse período crítico da vida, que vai da adolescencia à idade adulta, passando pela juventude. Por isso, gostaríamos de ter amado mais nossos pais como deveríamos, ter enfrentado doenças graves, não ter aprendido tantas coisas erradas por não dar ouvidos aos nossos pais, mas a outros adolescentes como nós ou maiores e mais experientes. Esses, Senhor, aproveitaram-se de nós usando argumentos falsos, induzindo-nos ao erro, a uma sexualidade errada, à masturbação, pornografia, bebidas ou drogas, mentiras, desonestidades, traições, adultérios e abandono da fé e da Igreja. Essas pessoas nos levaram ao abandono das verdades e da pureza, entregando-nos a uma vida impura.

Com essas atitudes, Senhor, vieram muitas consequências. Mas estamos arrependidos, queremos nos libertar desse entulho da nossa consciência, da nossa alma e tudo que ficou como pecado, miséria e sofrimentos interiores. No entanto, hoje, temos consciência de que, com o Teu poder e com o Espírito Santo, podemos renovar todas as coisas, santificar o nosso passado com uma vida nova, pura e digna.

Senhor, queremos entregar nossa história. Muitas foram as histórias e decepções na formação escolar com professores que não tinham fé, por essa razão, abalaram nossa relação com a Igreja e com Deus. Entregamos-Te outros amigos nessa mesma dimensão, os erros formativos na vida profissional, no trabalho e, assim, também os erros nos namoros, noivados e casamentos, a geração de filhos, na formacao de um lar religioso.

Desejaríamos não ter vivido dessa forma, seria bem melhor do jeito de Deus! Mas erramos e, agora, temos de arcar com as consequências. Por isso, Senhor, pedimos Tua ajuda e libertação daquilo que nos prende e escraviza.

Sabemos que, às vezes, abandonamos a fé, envolvemo-nos com ocultismo, acreditamos na reencarnação, buscamos outros deuses. Quanto à nossa família, aos nossos amigos, trabalho e fé, pedimos que nos liberte e nos lave com Teu Sangue. Hoje, queremos consagrar a Ti a nossa vida, família e trabalho, nossos bens, nossa casa e tudo que possuímos, para vivermos essa vida nova em Teu amor.

Amem, Aleluia!

Oração para a cura espiritual

Chamada também de “oração de libertação”. É um processo de orações em nome de Jesus Cristo, que liberta as pessoas cativas em seu espírito, quando são oprimidas por espíritos malignos. Para orarmos por libertação, basta que conheçamos o problema da pessoa atribulada e saibamos como e por que ela se encontra naquele estado. Ordenar que toda força maligna retire-se da vida desta pessoa em obediência ao nome de Jesus Cristo, para que ela fique livre para o seu serviço e o seu louvor.

OREMOS

Jesus, eu sou Teu! Hoje e sempre, minha alma Te pertence. Em tudo e para tudo, sou Teu! Meu passado, meu presente e meu futuro se rendem ao Teu senhorio e majestade, ao Teu poder curativo e libertador. Eu não compactuo com as obras das trevas! Se alguma parte tive com elas, arrependo-me de todo o coração e as rejeito, repreendo e renego vivamente. Não permito nenhuma manifestação maligna em minha vida, saúde, finanças, profissão, estudos, afetividade e relacionamentos.

Sobretudo, não permito nenhuma ação extraordinária do maligno em minha alma e na alma dos meus como infestação, obsessão, vexação ou possessão diabólica. Eu me selo, Jesus, com teu Preciosismo Sangue; fui comprado por ele; eu me revisto dele. Eu lacro a minha família, Jesus, com o mesmo Preciosíssimo Sangue. Jesus é o Senhor da minha alma! Jesus é o Senhor do meu lar e da minha família, bem como dos lugares a mim ligados. Eu não permito nenhuma manifestação em minha vida, nas pessoas e lugares a mim ligados, senão aquela que a Ti, Senhor, agrada e está debaixo da Tua santa e soberana vontade.

Eu coloco todo o meu ser, de noite e de dia, onde quer que eu esteja, sob os cuidados d’Aquele que tudo é, tudo vê e tudo sabe. Eu tomo posse da minha cura espiritual e da libertação de qualquer prejuízo em que eu possa, hoje, estar vivendo por desconhecimento ou desobediência à Santa Palavra de Deus e aos demais ensinamentos da Santa Madre Igreja. Jesus é o meu Senhor. Nada me falta! Maria é a minha Rainha.

Amem, Aleluia!

Liberta-me dos laços do mal

Senhor Jesus, eu quero me prostrar diante da maior prova do teu amor por mim: a Tua cruz redentora. Reconheço todo meu pecado que pesou sobre Teu Corpo, fazendo com que Teu Sangue jorrasse para o perdão desses mesmos pecados. Eu, agora, os apresento a ti, arrependo-me deles.

Ó Jesus, eu te peço: perdoa-me por todo mal instalado no meu coração, toda raiz de ódio, inveja, gula, julgamento, maledicência, mentira, egoísmo, orgulho, vaidade, vícios e desregramentos, preguiça, avareza, sensualidade, soberba e impaciência.

Eu me arrependo também de toda infidelidade a ti, das vezes em que busquei a solução para os meus problemas, em lugares onde não te professavam como único Deus, Senhor e Salvador.

Senhor, eu reconheço toda a minha fraqueza e te peço agora: dá-me a força do teu Espirito, para que eu não volte mais a pecar. Liberta-me espiritualmente de todos os laços que me prendem do mal, para que eu caminhe em santidade e possa contemplar, um dia, a Tua face.

Jesus, tem piedade de mim! Obrigado, Senhor, pelo Teu perdão. Obrigado pelo Teu infinito amor. Obrigado pelo Teu Espírito Santo. 

Amem, Aleluia!

Nossa colaboração é essencial

Os Carismas do Espírito Santo, concedidos a todos por ocasião do Batismo e intensificados no Crisma, também são chamados de dons do Espírito Santo. Ele nos capacita com estes dons para servirmos à Igreja de Cristo, através dos irmãos. Os carismas são, portanto, dons de poder para o serviço da comunidade cristã.

Algumas condições para recebermos e perseverarmos na vida carismática:

Simplicidade e pureza de coração; Assiduidade da meditação da Palavra de Deus; Vida de Oração; Desejo de servir aos irmãos como Jesus (Lc 22, 27); Perseverança à recepção dos dons espirituais (sempre abertos para sermos canais à ação e poder do Espírito em nós).

Nossa colaboração é essencial. Deus não nos quer robôs agindo independentemente de colaboração ou de forma mecânica. Ele respeita a nossa liberdade e consentimento. Se cremos, dizemos sim ao que o Senhor quer realizar em nós. Maria Santíssima é o modelo da total abertura: “Faça-se em mim, segundo a Tua palavra” (Lc 1, 38).

Fazer a Oração de Cura não significa abandonar a medicina dos homens, mas tenha certeza que a medicina de Deus sempre foi e sempre será mais forte que qualquer remédio que se tome ou tratamento que se faça.

Para Deus te curar, tem que orar com todas as suas forças e ter muita fé acreditando que conseguirá sair desta condição. O otimismo na cura é a maior arma contra qualquer moléstia.

Os milagres que sempre se tem noticia são em sua maioria de enfermos que tiveram muita fé na cura quando todos os médicos já davam o caso por terminal.

Com a oração de cura você pode ter o seu milagre e se livrar da enfermidade que tanto o faz sofrer.

As orações de cura são extremamente poderosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog