sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Dons Carismáticos (Dons Efusos) - DOM DE SABEDORIA OU PALAVRA DE SABEDORIA


Dom de Sabedoria ou Palavra de Sabedoria

O Dom de Sabedoria ou Palavra de Sabedoria nos revela o diagnóstico, a causa, a raiz do problema (uma situação, um fato). Este dom segue o Dom de Ciência. Ele nos revela o tratamento, como agir a partir do que nos foi revelado pelo dom de ciência.

Pela Palavra de Ciência, Deus revela a raiz de algo que se passa ou que se passou. Pela Palavra de Sabedoria, Deus nos revela como agir, como por em prática a Palavra de Ciência, como proceder. Pode se manifestar por meio de uma palavra oral, por uma palavra escrita, por uma visão, por uma sensação, emoção ou sonho.

O Dom de Sabedoria é um dom carismático do Espírito Santo, dom gratuito de Deus, que dá a graça ao homem, inspira o homem a saber como deve ser o seu comportamento em cada situação, em cada vez que tem que resolver um fato ou um problema. Inspira o homem como agir e falar inteligentemente situações concretas da sua vida ou da sua comunidade, levando-o a decidir acertadamente e de acordo com a vontade de Deus no dia a dia, no matrimônio, no trabalho, na educação dos filhos, nos relacionamentos com os irmãos e na sua vida cristã.

É uma orientação de Deus sobre como se viver  ( Lc 18,18-30). Também nos leva a ensinar ou explicar verdades religiosas. Portando, a Palavra de Sabedoria é uma palavra, atitude ou ação que faz que os acontecimentos passem a decorrer segundo a vontade de Deus, ou ainda, que as pessoas percebam a verdade que antes não conheciam.

Exemplos de Palavra de Sabedoria nas Escrituras Sagradas


– I Rs 3,16-28 – A Palavra de Sabedoria do rei Salomão, “cortai pelo meio o menino vivo e dai a metade a uma e a metade a outra”, fez que a verdadeira mãe renunciasse ao seu filho, pois não queria vê-lo morto e assim foi descoberto a verdade e a justiça.

– Mt 22,15-22 – “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Jesus encontrava-se numa situação embaraçosa, pois se dissesse que pagassem o imposto a César seria tido como traidor dos judeus, se dissesse que não pagassem, seria tido como insuflador do povo contra os romanos. Seria preso em ambos os casos. O poder do Espírito Santo, pela Palavra de Sabedoria, livrou Jesus da prisão e calou a boca do povo.

– Jo 8,1-11 – A mulher adúltera. A lei protegia os que apedrejavam e condenavam a mulher à morte, Jesus pela Palavra de Sabedoria: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”. Sentindo-se acusados pela própria consciência, os acusadores foram-se retirando um por um.

A Palavra de Sabedoria conduz o procedimento do homem em cada situação. É um dom de orientação. Através dela, descobrimos o plano de Deus para a nossa própria vida, para a vida de uma outra pessoa ou comunidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, vamos juntos melhorar!!!

Postagem em destaque

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Pesquisar este blog